Procon-JP adverte para chupetas defeituosas e mistura em pó com glúten

Por - em 318

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) chama a atenção dos consumidores paraibanos para a campanha de chamamento de duas empresas nacionais.

O primeiro produto é da empresa Plastiago Indústria e Comércio de Produtos Infantis Ltda e se trata das chupetas borboleta bico de silicone, da marca Pinpon, referência 283.

O defeito verificado pode provocar sérios danos, porque a criança costuma segurar a chupeta com os dentes e puxar pela argola, forçando a retirada do produto da boca, como uma brincadeira, ou para coçar as gengivas. Nesse processo, o bico pode se separar da armação e o bebê pode vir a engoli-lo, o que poderia causar asfixia.

Fabricadas em 5 de fevereiro de 2014, foi constatada irregularidades no teste de elasticidade e fervura do produto. A campanha de chamamento, iniciada em 4 de setembro, abrange 2.291 unidades do produto colocado no mercado de consumo de todo país, e a numeração do lote é 321283.

Mistura em pó – A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) também alerta aos consumidores paraibanos para a campanha promovida pela empresa Prolev do Brasil Ltda para o não consumo e substituição dos produtos de mistura em pó Sutax-Bompreço, sabor chocolate, nas versões kids e adulto, fabricados entre os dias 20 de maio e 1º de agosto de 2014. Foi constatada a presença de glúten e o rótulo, erroneamente, informa que o produto não contém a substância.

Para as pessoas portadoras de doenças celíacas (também conhecida como enteropatia glúten-induzida é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças), o glúten pode provocar reações adversas como diarréias, prisão de ventre, náuseas, entre outros sintomas próprios da doença. A campanha de chamamento, iniciada no final de agosto, abrange 228 produtos colocados no mercado de consumo paraibano, com numeração de lotes 3KC114A, 3C2114A, 3C2714A e 6KC2514A.

Segundo informações da empresa Prolev do Brasil Ltda, até o momento não há conhecimento de ocorrência de reações adversas provocadas pela mistura em pó Sutax-Bompreço, que contém traços de glúten.