Procon-JP alerta para golpes na internet e ‘visita domiciliar’ usando nomes de serviços e órgãos públicos

Por Evanice Gomes - em 374

O consumidor deve ficar atento para os golpistas de plantão que estão usando a internet com mensagens de promoções para pegar os dados pessoais e usá-los de forma criminosa. As pessoas também devem ficar atentas para aqueles indivíduos que estão indo até às residências usando o nome de fornecedores de serviços como água, luz e telefonia, além do de órgãos públicos, se identificando como servidores da Saúde ou da Vigilância Sanitária da Prefeitura de João Pessoa, por exemplo.

O secretário Helton Renê orienta a todos que nesse período de quarentena nenhum serviço público a domicílio está funcionando de forma rotineira. “Quando alguma medida é tomada para eventual visita, como a vacinação dos idosos que se encontram acamados, é amplamente divulgada e é realizada através de agendamento por telefone”.

Quanto a serviços como água, luz e telefone direto ao público, estes não estão sendo realizados de forma corriqueira. “Essas concessionárias estão trabalhando apenas internamente. Portanto, só abram a porta para qualquer tipo de serviço se você fez um contato antes. Nesse momento em que a população está assustada, sempre vai ter alguém para se aproveitar”, disse Helton Renê.

Internet – Quanto àqueles e-mails e mensagens do whatsApp que você está recebendo com promoções de encher os olhos e que pedem logo dados pessoais como CPF, é bom ficar atento porque pode ser um golpe. “Não responda e nem abra links que você não conhece. Na verdade, nesse momento de reclusão, só compre o estritamente necessário e em sites de compras, seja para feira ou para outros produtos, que você já conhece. Na dúvida, ligue para ter certeza, tanto em relação a serviços que chegam à residência ou pela internet”.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Telefones: 83 3218-5720 e 0800 083 2015

Site: proconjp.pb.gov.br

Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br