Procon-JP alerta para promoções enganosas e dá dicas para compra segura
Evanice Maria
Os fiscais da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) estão em operação nas lojas da Capital que estão anunciando a participação no Black Friday, que se realiza nesta sexta-feira, 27 de novembro. Os preços nas lojas virtuais também estão sendo monitorados para posterior verificação se o desconto anunciado realmente ocorreu. O Black Friday é uma ação de consumo que se caracteriza por oferecer grandes promoções em diversas lojas, virtuais e físicas.
O objetivo da Operação Black Friday realizada pelo Procon-JP é inibir possíveis enganações, tanto em lojas virtuais quanto nas físicas. A exemplo de 2014, este ano a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) também preparou dicas para deixar o consumidor mais seguro na hora de realizar as compras nesta sexta-feira.
O secretário Helton Renê pede aos consumidores que pretendem aproveitar os descontos oferecidos durante o Black Friday para que fiquem atentos para a chamada ‘maquiagem’ nos preços, tanto nas compras por sites como nas lojas físicas. Ele explica que existe o risco dos produtos terem o valor aumentado alguns dias ou semanas antes da promoção anual, o que vai parecer que existe um desconto muito maior durante o Black Friday.
“O Procon-JP está atento porque este é um evento que vem crescendo a cada ano no Brasil e, de certa forma, o conceito do Black Friday americano, onde realmente os descontos são reais, foi desvirtuado aqui. Aqui no Brasil já foi constatado que alguns lojistas se aproveitam da boa-fé do consumidor neste momento por que sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano”, alerta Helton Renê.
Sites – O titular do Procon-JP informa que em relação à internet, foi estimado que, de cada cinco internautas, 4 participem do evento. “Daí monitorarmos os preços e avisar aos consumidores para ficarem atentos a detalhes, com o consumidor dando preferência a sites com boa reputação no mercado e desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado”.
Ele acrescenta que as pessoas devem conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato), e entrar logo em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algum problema durante a transação.
Dicas para aproveitar melhor o Black Friday pela internet
- a) dar preferência a sites com boa reputação no mercado;
- b) desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado.
- c) verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site;
- d) verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela) principalmente quando fornecer dados pessoais;
- e) desconfiar de formas de pagamento incomuns como como depósito em conta de pessoas físicas,
- f) conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato);
- g) entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor logo em caso de dúvida ou identificando algum problema na transação.