Procon-JP amplia assistência no SAC com serviço de atendimento virtual direto com a empresa reclamada

Por Evanice Gomes - em 1064

O Procon-JP disponibiliza mais um serviço ao consumidor no SAC da sede da avenida Pedro I, em Tambiá: trata-se do Totem de Conciliação, um terminal eletrônico onde a pessoa pode requerer o atendimento online com a possibilidade de uma negociação eletrônica via teleconferência junto à empresa para resolução do problema ocorrido na relação de consumo, e de forma imediata. O serviço está funcionando desde esta sexta-feira (23).

O Totem da Conciliação, que também faz parte da programação de comemoração do Dia Internacional do Consumidor, possibilitará o atendimento e resolução das reclamações do consumidor diretamente com um atendente da empresa. As negociações pré-processuais e conciliações são personalizadas, com a coleta de dados e informações da demanda sendo gravadas, finalizando com o acordo sendo impresso no próprio terminal.

“O novo serviço que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está oferecendo estava em teste desde o último dia 19.  A máquina está instalada na sala do Serviço de Atendimento (SAC) do Procon-JP onde o consumidor receberá orientação de funcionários de como utilizar o terminal, além do auxílio durante o processo de negociação com a empresa”, informou o secretário Helton Renê.

Agilidade – Para o titular do Procon-JP, a instalação de um Totem de Conciliação na sede da Secretaria agiliza a comunicação entre consumidores e fornecedores de bens e serviços, facilitando a solução dos conflitos existentes entre as partes, além de reduzir o registro das demandas judiciais, evitando que se leve mais tempo para resolver a questão, o que desgasta ainda mais a relação de consumo. “Anualmente, são mais de 20 milhões de ações que chegam ao judiciário brasileiro com questões referentes à relação de consumo”, disse Helton Renê.

Nova modalidade – O secretário acrescenta que essa nova modalidade de assistência ao pessoense foi mais uma forma encontrada pelo Procon-JP para facilitar a vida do consumidor. “Para se ter uma ideia, o Totem de Conciliação possibilita uma negociação eletrônica no exato momento em que o consumidor solicita, com o acordo já saindo impresso na mesma hora, resolvendo seu problema de forma imediata. Isso evita gastar tempo com ação na Justiça e marcação de audiências presenciais em órgãos de defesa do consumidor”.

Único contato –  O Totem de Conciliação atenderá consumidores que têm pendências com várias empresas com sede em outras cidades do País, além das localizadas em João Pessoa, principalmente aquelas mais demandadas na Secretaria. “A média de resolução durante a conciliação é de 30 minutos e pode ser resolvido em um único contato”, registrou Helton Renê, adiantando que a instalação do serviço é custo zero para o Procon-JP e é de responsabilidade da D’Acordo Service e Mediações, da cidade de Belo Horizonte, com parceria celebrada através de um Termo de Cooperação Técnica.

Postos de atendimento do Procon-JP:

Sede – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

Telefones: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 14h: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046

MP-Procon – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro