Procon-JP apreende mais de 200 brinquedos sem selo do Inmetro
Mais de 200 brinquedos foram apreendidos em uma loja no Centro da Capital no primeiro dia da operação Dia das Crianças realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). Cerca de 90% dos produtos estava sem o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a loja foi autuada.
Também foram encontradas outras irregularidades nos brinquedos, a exemplo da falta de informações sobre o produto ou escrita apenas em língua estrangeira, sem nenhuma especificação técnica de finalidade, segurança e indicação de idade na embalagem. A equipe de fiscalização do Procon-JP continuará a operação nesta sexta- feira, 9, e vai percorrer outras lojas do Centro e shoppings da Capital.
Foram apreendidos diversos brinquedos como pranchas, binóculos, óculos, kit de máscara de mergulho, boias, apitos e aviões. Segundo o secretário do Procon-JP, Helton Renê, a operação se fez necessária devido à proximidade do Dia das Crianças, momento em que os pais procuram presentear os filhos. “Quando se trata de produtos destinados à garotada, tudo precisa ser considerado. Os pais não podem esquecer que um brinquedo inadequado pode prejudicar, inclusive, a saúde física da criança”.
Helton Renê acrescenta que: “Não nos preocupamos apenas em pesquisar os preços desses produtos, mas também em garantir que os consumidores fiquem alertas para a qualidade, a exemplo da verificação do selo do Inmetro na embalagem do brinquedo, que é um atestado de que o produto está em conformidade com as especificações técnicas, de finalidade e de segurança, além de verificar se o rótulo atesta se o produto é adequado à idade da criança”.
Ele enfatiza que se os pais perceberem alguma irregularidade nos brinquedos no momento da compra, podem acionar a fiscalização do Procon-JP através do telefone 0800 083 1520 ou se dirigir à sede do órgão na avenida D. Pedro I, 473, Tambiá (vizinho à Igreja da Graça).