Procon-JP autua Caixa Econômica por impedir entrada de clientes

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A superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), em João Pessoa, foi autuada, nesta terça-feira, (9) pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), devido às diversas denúncias por parte dos consumidores que foram impedidos de entrar em várias agências, sob a alegação de que o sistema do banco estava inoperante em toda Paraíba.

Para o secretário Helton Renê, a CEF alega que houve uma pane em toda rede do banco na Paraíba, mas como uma grande instituição financeira que é, deveria se preparar melhor para enfrentar esse tipo de problema e avisar imediatamente aos clientes que o serviço está suspenso e por quanto tempo.

“Os bancos têm uma filosofia curiosa ao lidar com os clientes. Eles são céleres em ir à justiça para não cumprirem a legislação quando se trata do bem-estar do cliente, como é o caso da Lei das Filas, mas extremamente vagarosos para resolver problemas internos que dificultam o atendimento ao consumidor. Se há uma pane no sistema, em alguns minutos os técnicos devem ter noção de quanto tempo se leva para se voltar à normalidade. Então, por que não dar uma satisfação ao cidadão que precisa dos seus serviços?”.

O secretário acrescentou que os correspondentes bancários não ficaram com o serviço fora do ar, “mas quem não conseguir honrar compromissos financeiros previstos para a data de hoje, ou enquanto durar a pane, e que só são resolvidos em agências bancárias, não deve sofrer o prejuízo de multas ou outro tipo de sanção”.

Ele se reporta ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completa 24 anos na próxima quinta-feira (11) e assegura que as empresas que funcionam baseadas em concessões devem cumprir o serviço sem interrupções, conforme o artigo 22, com os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, ficando obrigadas a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.