Procon-JP dá dicas ao consumidor para as compras antes e durante o Carnaval
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) orienta aos consumidores pessoenses, através de dicas, para os cuidados que se deve ter antes de ‘cair na folia’ nas compras pertinentes ao Carnaval, como as fantasias e adereços, bem como dos produtos que forem adquiridos durante os festejos momescos.
Quando as compras de artigos de carnaval se realizarem em lojas físicas, o consumidor deve ficar atento para possíveis defeitos, devendo avaliar se o produto está 100%, verificando tamanho e cor. “A euforia característica que sempre acompanha o Carnaval pode ‘embotar’ o senso do consumidor/ folião na hora da compra. Por isso acho importante divulgar essas dicas para que ele fique atento e não se aborrecer na hora de vestir a fantasia, por exemplo”, diz o secretário Helton Renê.
Outro alerta do titular do Procon-JP é quanto “à velha política de troca, que sempre se transforma em dor de cabeça depois. Como se trata de artigos carnavalescos e adereços que são usados apenas um vez por ano, esse problema é muito menor, mas ainda assim existe, principalmente porque se for um produto que possa ser reaproveitado no ano seguinte ou em outros eventos sociais, o ideal é combinar com a loja um prazo de troca porque, se não for por vício, o estabelecimento não tem obrigação de fazer esse procedimento”.
Promoções – Outro ponto levantando por Helton Renê é quanto às promoções de última hora. “O consumidor deve ficar alerta para esse tipo de chamamento porque se se deixar seduzir por preços bem mais barato que o normal, a pessoa pode levar para casa produtos defeituosos ou, ainda, ser vítima do chamado preço mascarado. Também não esquecer de sempre pedir a nota fiscal”.
Internet – Para as compras através das lojas virtuais, os cuidados devem ser os mesmos que nas lojas físicas. “É importante que se verifique a procedência do site, se tem credibilidade e é devidamente registrado com CNPJ e endereço. Ficar atento aos prazos de entrega e preço do frete. Quanto à devolução, o produto pode ser devolvido dentro do prazo de sete dias, contados a partir do recebimento”, disse.
Alimentação – Helton Renê acrescenta que o quesito alimentação é também muito importante. “Quem pretende fazer refeições fora de casa, além de verificar se o ambiente atende a determinados requisitos de higiene, lembrar que não é obrigado a pagar 10% sobre o valor da conta e também não existe consumo mínimo, além de não haver limite de valor para pagamento no cartão de crédito, se o estabelecimento disponibilizar essa forma de pagamento.
Bebidas – Como esse é um período de grande consumo de bebidas alcoólicas, a pessoa que pretende comprar o produto para o ‘abastecimento’ durante os festejos de momo, deve prestar atenção à data de validade e se o rótulo está lacrado. “Um conselho importante para quem for consumir em bares e restaurantes, é o de ficar atento na hora de pagar a conta e verificar se o que está no documento ‘bate’ com o que foi consumido. E lembrar de algo muito sério: se for beber não dirija, para que o Carnaval seja realmente de muita alegria”.
Atendimento do Procon-JP:
Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h, na avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá
Telefones: 0800 083 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046
Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro