Procon-JP dá dicas aos consumidores para compra segura em época de promoções
Estamos em época de promoções no comércio de João Pessoa, como ocorre todo início de ano, com os empresários do comércio querendo renovar o estoque e ‘se livrar’ dos produtos que sobraram das vendas do final de ano. Mas o consumidor deve ficar alerta porque, às vezes, na ânsia de adquirir um bem mais barato, pode levar para casa produtos defeituosos ou, ainda, ser vítima do chamado preço mascarado.
A orientação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) é que, ao ir às compras movidos pela publicidade das promoções, a pessoa preste atenção aos preços, se estão realmente mais baratos e se o produto é uma necessidade. “Nesta época do ano observamos que as lojas do comércio pessoense anunciam promoções que chegam a mais de 50%, até como queima de estoque. Mas o consumidor não deve se deixar levar apenas pelos preços mais baixos porque pode levar para casa algo de que não precisa ou, ainda, ser enganado nos preços”, disse o secretário do Procon-JP, Ricardo Holanda.
Muita calma – Para ele, depois das compras de final de ano, é o momento de prestar atenção no orçamento. “Esta é também a época do ano de se pagar impostos como IPTU e IPVA, além das matriculas, material e os gastos adicionais com as férias escolares das crianças. Nossa primeira orientação é que não se deve agir por impulso e que a pessoa pense antes de adquirir algum bem”, disse Holanda.
Dicas – O titular do Procon-JP salienta que, ao comprar em promoções, a primeira atenção deve ser para o preço, pois o desconto pode não ser real. Em segundo lugar o consumidor deve verificar se o produto está em perfeitas condições e, se não estiver, e ainda assim quiser comprá-lo, deve pedir um desconto maior. “Ao escolher uma calça jeans, por exemplo, e encontrar algum defeito no zíper e mesmo assim quiser levá-la, o consumidor pode pedir um desconto maior, já que terá o custo adicional com o conserto. Lembrando que a loja não é obrigada a oferecer esse desconto a mais porque a opção de comprar ou não é do cliente”.
Outra orientação é que o consumidor esteja ciente de que as condições de venda de um produto em promoção são as mesmas para aqueles que estão com os preços normais. Tanto a política de troca como a de devolução em produtos em promoção segue a mesma legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que não obriga aos fornecedores trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. “A loja só é obrigada a trocar a mercadoria por vício ou caso tenha se comprometido com o cliente”.
Internet – Quanto às compras pela internet, com as lojas virtuais também anunciando promoções, os cuidados devem ser os mesmos. No que se refere à devolução de mercadorias, o produto pode ser devolvido dentro do prazo de sete dias, contados a partir do recebimento. “Nesse caso, o fornecedor é obrigado a fazer a restituição do valor caso haja algum vício”, disse.
Ricardo Holanda adianta que, na dúvida, o consumidor deve procurar o Procon-JP, na Avenida Pedro I, 473, ou o posto de atendimento no Ministério Público Estadual, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), 300 ou ligar para a Secretaria: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046.
Postos de atendimento do Procon-JP
Sede – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá
Telefones: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 14h: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046
MP-Procon – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro
Procon-JP no CAT – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede do Centro de Atendimento ao Turista, na Praia de Tambaú (em frente ao Mercado de Peixe)