Procon-JP dá dicas de compra segura ao consumidor que vai presentear no Dia dos Namorados

Por Evanice Gomes - em 495

Apesar do momento de isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, algumas datas não deixam de ser comemoradas, inclusive com troca de presentes, a exemplo do Dia dos Namorados, festejado no próximo dia 12. Atualmente, as compras online e por telefone são as opções disponíveis e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está divulgando dicas e orientações para o consumidor ficar mais atento nessas modalidades de transação.

Para uma compra segura, o Procon-JP alerta ao consumidor para não cometer enganos, tomando precauções para evitar problemas futuros. Como o volume de compras através da internet tem aumentado significativamente nesse período de isolamento social, a primeira dica é que não se deve deixar para fazer a compra na última hora para evitar atrasos na entrega.

Com o comércio físico fechado, o consumidor também pode adquirir produtos pelo telefone, utilizando aquelas empresas que disponibilizam a compra por agendamento, podendo receber o artigo na própria loja. “Esta é uma época em que esses canais têm muita demanda, por isso é importante realizar os pedidos com antecedência”, orienta a secretária Maristela Viana.

A secretária ainda aconselha: “Para evitar problemas com trocas e devoluções, o ideal é o que o consumidor veja o que o presenteado deseja ou está precisando. É importante ficar atento quando se trata de roupas e calçados para não precisar trocar depois, prestando atenção à numeração e às cores preferidas. Em um momento atípico como esse, acho que devemos abrir mão da surpresa para que estresses, a exemplo de trocas, sejam evitados”.

Arrependimento – Em relação às compras pela internet, Maristela Viana acrescenta que os prazos são diferenciados: “De acordo com a legislação, o consumidor que adquire produtos em sites de compras tem o direito de arrependimento, podendo devolver o produto dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento, solicitando o reembolso do pagamento em valores atualizados”.

Data de entrega – Ela chama a atenção, também, para se ficar atento para a data agendada da entrega do produto. “Em caso de demora excessiva, é importante fazer contato com a empresa e, não resolvendo o problema, procurar os órgãos de defesa do consumidor. Lembro, ainda, que todo contato consumidor/fornecedor deve gerar um protocolo de atendimento”, informa secretária.

Defeito – Maristela Viana também aconselha que, em caso de defeito do produto, o consumidor deve fazer, primeiramente, o contato com a assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias para o conserto ou troca. “Após esse prazo sem uma solução, o consumidor deve procurar o Procon-JP através do instagram @proconjp ou pelos telefones 0800 083 2015 e 3218-5720 para que se tomem as medidas asseguradas em lei”.