Procon-JP divulga lista com mais de 150 sites não recomendados

Por Evanice Gomes - em 922

O consumidor que costuma fazer compras pela internet deve ficar atento para mais de 150 sites fraudulentos, principalmente nesta época do ano em que aumenta a procura de produtos e serviços devido às promoções como a Black Friday e para as festas de final de ano. Para prevenir o pessoense sobre essa armadilha, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor faz um alerta divulgando nos portais www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br a lista das empresas irregulares que operam através da internet.

O secretário Helton Renê aconselha que o consumidor consulte a lista antes de ir às compras através da internet, cuja modalidade de comércio vem crescendo sistematicamente em todo o País. “Estamos disponibilizando para o consumidor a lista com os nomes de mais de 150 sites de compras não recomendados para manter o cidadão informado e evitar que ele caia em um conto de fadas comercial. Já falamos em campanhas anteriores que o consumidor deve fazer negócio com sites que comprovem a existência através do CNPJ, endereço e telefone de contato”, explicou ele, orientando que as pessoas devem observar, ainda, a boa reputação da empresa no mercado online.

Dúvidas – Outra dica para uma compra segura através da internet é sempre desconfiar de ofertas muito abaixo dos preços praticados pelo mercado. “O consumidor deve ter em mente que produtos com descontos muito acima da média dos concorrentes quase sempre vai estar com o preço real embutido. Na dúvida, não efetue a compra”, aconselha o secretário.

As pessoas devem entrar logo em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algum problema durante a transação. Para os problemas constatados em João Pessoa, o consumidor deve ligar para o Procon-JP no 0800 083 2015, 3214-3040 ou ir até à sede na avenida Pedro I, 473, Tambiá, ou ainda no posto de atendimento do Procon-JP instalado no Ministério Público da Paraíba, que fica localizado no Parque da Lagoa, nº 300.

 Dicas para compra segura pela internet:

– Preferir sites com boa reputação no mercado;

– Desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado;

– Verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site;

– Verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela), principalmente quando fornecer dados pessoais;

– Desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas;

– Conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato);

– Evitar compras através das redes sociais, preferindo sites de compras;

– Entrar imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação.