Procon-JP divulga recall de veículos Ford K e Chevrolet Omega

Por - em 480

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está divulgando campanha de chamamento dos veículos Ford K, versão hatch, modelo 2015.  A campanha, que abrange 219 veículos, sendo 11 na Paraíba, tem numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos F8121717 a F8128826. Também está sendo divulgado recall para substituição do modelo da chave de ignição dos veículos Chevrolet Omega.

A medida visa à substituição do cilindro da fechadura da porta do motorista e das chaves principal e reserva, dos veículos produzidos de 6 de agosto de 2014 a 14 de agosto de 2014.

Segundo a empresa Ford Motor Company Brasil Ltda, foi constatado que o cilindro de ignição que aciona o veículo pode apresentar torque abaixo da especificação, sob determinadas condições de rodagem. Já a chave poderá girar da posição II (ligado) para a posição I (acessório), com o defeito podendo causar desligamento involuntário do motor, o que pode impedir o correto funcionamento do sistema de freios, da direção e dos air bags.

O problema apresentado pode provocar riscos de acidentes, com possíveis danos físicos aos ocupantes dos veículos e terceiros. Até o momento, de acordo com a empresa, não há registros de nenhuma ocorrência no País.

Veículo Ômega – A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está realizando, também, campanha de chamamento aos consumidores para que compareçam a um dos representantes da General Motors do Brasil Ltda para efetuar a substituição do modelo da chave de ignição dos veículos Chevrolet Omega, modelos 2008, 2009 e 2011, fabricados entre 12 de abril de 2007 até 11 de agosto de 2011.

A campanha abrange 2.071 unidades distribuídas no mercado de consumo do País, sendo 10 na Paraíba, com a numeração de chassi compreendida entre os intervalos 8L116272 a BL571864.

A General Motors do Brasil Ltda informou que o design do cilindro de ignição, responsável pelo posicionamento da chave nos veículos Omega pode permitir o contato do joelho do motorista com o corpo da chave de ignição durante determinadas movimentações das pernas, em especial com pessoas de maior estatura.

A empresa alertou que o giro da chave no sentido anti-horário, em direção à posição OFF (veículo desligado) pode causar o desligamento do veículo e sua parada repentina, com risco de acidente e lesões graves ao motorista, ocupantes e a terceiros. A General Motors informou, ainda, que não tem conhecimento de acidentes envolvendo o defeito em questão.