Procon-JP fará treinamento com funcionários de bancos sobre o Código de Defesa do Consumidor
Eva Maria
Treinamento sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma das ações educativas que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) fará com os funcionários de bancos de João Pessoa. A primeira instituição financeira que irá receber a capacitação, no dia 17 de dezembro, será o Banco Itaú, segundo ficou acordado em reunião ocorrida nesta quarta-feira (18). O próximo encontro do Procon-JP será com o Santander, nesta sexta-feira (20), às 10h.
Durante a reunião ficou acertado ainda que o Banco Itaú informará à Secretaria, até o dia 3 de dezembro, as reformulações ocorridas nas oito agências que operam em João Pessoa, de acordo com o que está previsto no Plano de Metas para otimizar o atendimento aos clientes. Também deve ser entregue a lista atualizada de seus representantes bancários na Capital, com os respectivos limites de transação.
De acordo com o secretário Helton Renê, a questão do tempo nas filas também foi abordada e uma das alternativas para minorar o problema foi uma divulgação ampla de outros locais onde o cliente pode fazer suas transações bancárias, a exemplo de pagamento de faturas. Ele acrescenta que João Pessoa tem uma legislação que orienta a questão, mas, mesmo assim, as reclamações são muitas, isso porque se trata de um problema estrutural e também de falta de pessoal.
“Estamos pensando em alternativas para atenuar a problemática, a exemplo da divulgação dos correspondentes bancários. No caso do Itaú, existem lojas e supermercados que trabalham com o banco. Sabemos que a longa espera em filas de bancos é um problema crônico e nacional, mas precisamos de soluções”.
Já cumpriu – Quanto à aplicação do Plano de Metas no dia a dia das agências bancárias, o Itaú já está cumprindo uma parte referente à infraestrutura, como a disponibilização de banheiros para os clientes, inclusive com adaptações para pessoas com problemas de mobilidade, a exemplo de quem usa cadeira de rodas. O banco também já instalou bebedouros de água potável, um dos itens do Plano de Metas. “Ainda estamos longe do ideal, mas estamos dando os passos necessários para resolver algumas questões. Vamos continuar investindo na educação dos fornecedores de bens e serviços para reduzir o número de reclamações que chegam ao Procon-JP, um dos nossos objetivos finais”.
A segurança dentro dos bancos também está na pauta de discussão e consta como um dos 28 itens do Plano de Metas, assim como ações para agilizar o atendimento nos caixas e nos terminais eletrônicos. “Só para relembrar, este ano já chegamos a 600 reclamações contra bancos em João Pessoa, e isso tem que ser um sinal de alerta para que eles melhorem o tratamento aos clientes. Considero essas reuniões produtivas e estou muito otimista, mas continuaremos alerta para que o cidadão não seja prejudicado em nenhuma relação de consumo”.