Procon-JP finaliza 3.624 processos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2014
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), assim como todos os Procons do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (16) os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas relativo ao ano de 2014. A Capital paraibana registrou 3.624 processos finalizados, com ações referentes a reclamações de consumidores de até cinco anos atrás e, destas, 2.882 resultaram em acordo nas audiências ou no atendimento preliminar realizados pela Secretaria.
O cadastro contém todos os processos administrativos que foram encerrados no período de janeiro a dezembro de 2014, considerando os acordos em todas as instâncias do Procon-JP e os casos em que não houve o atendimento da demanda do consumidor. “Elencamos as 20 primeiras empresas que mais constam do Cadastro da Reclamação Fundamentada, mas é preciso salientar que nem sempre a lista é encabeçada pela mais problemática. Pode acontecer de uma empresa ter tido 10 reclamações e não ter acordado nenhuma, então, devemos ponderar porque os números não são fixos. Vale ressaltar também que todas as reclamações passaram por análise técnica do nosso corpo jurídico e foram consideradas fundamentadas”, explicou o secretário do Procon- JP, Helton Renê.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas está previsto no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), determinando que os organismos públicos de defesa do consumidor divulguem anualmente o documento como forma de assegurar o direito fundamental de acesso à informação. O texto diz que: “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”.
O cadastro serve para dar ampla publicidade sobre o comportamento e a conduta dos fornecedores, podendo auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou da contratação de um serviço. “No cadastro pode-se detectar quais as empresas que estão nesse registro e quais as que atenderam aos consumidores e as que não aceitaram a decisão do Procon. Podemos dizer que é uma espécie de raio-x da demanda que chega aos procons”, ressalta Helton.
O lançamento do cadastro está ocorrendo concomitantemente em todo País e que a partir de agora a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) iniciará a fase de compilação dos dados estaduais, municipais e do Distrito Federal para lançar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.
“Esse cadastro é mais um relevante instrumento que o cidadão dispõe para usar no exercício de consumo, dispondo do acesso facilitado e atualizado às informações quanto ao comportamento dos fornecedores frente aos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, o que pode ajudá-lo a fazer uma opção baseada em dados definitivos. Não importa em que ranking a empresa esteja, constar no Cadastro já mostra algum tipo de deficiência na relação fornecedor/consumidor”, destaca Helton Renê.
Os dados completos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-JP podem ser acessados no site da Prefeitura de João Pessoa, no link: http://goo.gl/yI5Bnv
Confira o ranking geral das primeiras 20 empresas no Cadastro das Reclamações Fundamentadas 2014:
| EMPRESA (Nome de fantasia) | TOTAL DE RECLAMAÇÕES |
| 1. SAMSUNG | 330 |
| 2. OI MÓVEL | 215 |
| 3. CCE | 175 |
| 4. NET JOÃO PESSOA | 122 |
| 5. PHILCO | 102 |
| 6. CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GARANTIA | 83 |
| 7. CAGEPA | 78 |
| 8. VIRGÍNIO SURETY COMPANHIA DE SEGUROS DO BRASIL | 77 |
| 9. MULTILASER | 75 |
| 10. SKY | 66 |
| 11. ENERGISA | 62 |
| 12. BRASTEMP | 61 |
| 13. CONSUL | 57 |
| 14. OI FIXO | 56 |
| 15. BANCO IBI | 55 |
| 16. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 54 |
| 17. MONDIAL LTDA | 50 |
| 18. TIM NORDESTE | 45 |
| 19. OI (BRASIL TELECON S/A) | 44 |
| 20. BANCO DO BRASIL | 41 |
Confira o ranking das primeiras 20 empresas com reclamações atendidas no Cadastro das Reclamações Fundamentadas 2014:
| EMPRESA (Nome de fantasia) | TOTAL DE RECLAMAÇÕES |
| 1. CCE | 59 |
| 2. OI MÓVEL | 30 |
| 3. BANCO DO BRASIL | 26 |
| 4. BANCO CARREFOUR S/A | 23 |
| 5. ENERGISA | 20 |
| 6. LOJAS MAIA (MAGAZINE LUIZA) | 18 |
| 7. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 16 |
| 8. ELECTROLUX | 14 |
| 9. BANCO IBI | 14 |
| 10. OI FIXO | 13 |
| 11. BANCO PANAMERICANO | 12 |
| 12. SAMSUNG | 12 |
| 13. CAGEPA | 12 |
| 14. INSINUANTE | 11 |
| 15. TIM NORDESTE | 10 |
| 16. BANCO BMG | 10 |
| 17. LG | 10 |
| 18. NET JOÃO PESSOA | 10 |
| 19. TAM | 10 |
| 20. HIPER BOMPREÇO | 9 |
Confira o ranking das primeiras 20 empresas com reclamações não atendidas no Cadastro das Reclamações Fundamentadas 2014:
| EMPRESA (Nome de fantasia) | TOTAL DE RECLAMAÇÕES |
| 1. SAMSUNG | 318 |
| 2. OI MÓVEL | 185 |
| 3. CCE | 116 |
| 4. NET JOÃO PESSOA | 112 |
| 5. PHILCO | 102 |
| 6. CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GRANTIS S/A | 77 |
| 7. VIRGINIA SURETY COMPANHIA DE SEGUROS DO BRASIL | 75 |
| 8. MULTILASER | 71 |
| 9. CAGEPA | 66 |
| 10. SKY | 62 |
| 11. BRASTEMP | 55 |
| 12. MONDIAL LTDA | 50 |
| 13. CONSUL | 50 |
| 14. OI (BRASIL TELECON S/A) | 44 |
| 15. OI FIXO | 43 |
| 16. ENERGISA | 42 |
| 17. BANCO IBI | 41 |
| 18. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 38 |
| 19. TIM NORDESTE | 35 |
| 20. ESMALTEC | 30 |