Procon-JP implanta “Programa de Apoio aos Superendividados”

Por - em 770

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Procon-JP, implanta a partir do dia 1º de julho o “Programa de Apoio aos Superendividados”. O projeto tem o objetivo de mediar as negociações entre instituições financeiras e consumidores que acumularam grandes dívidas. A intenção é gerar acordos que possibilitem a redução e quitação dos débitos, além de incentivar e difundir um consumo consciente na Capital.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância de se criar alternativas para que as pessoas possam pagar as suas dívidas. “Resolver esse problema é trazer mais tranquilidade e qualidade de vida para as pessoas, que terão seus nomes positivados no mercado. Vivemos em uma sociedade marcada por uma grande oferta de crédito, mas muitas pessoas ainda não possuem uma educação necessária para o consumo. Com esse programa vamos poder contribuir para que elas reorganizem as suas vidas”, declarou.

Para a coordenadora do Procon-JP, Nadja Palitot, essa é a melhor solução para quem acumulou grandes dívidas e também para as operadoras, que, na maioria das vezes estão lidando com um crédito perdido. “Nós vamos entrar em um jogo onde todos estão perdendo e vamos trabalhar para empatar a partida. Já tivemos experiências piloto onde conseguimos um grande êxito e poderemos implantar a ação de forma definitiva no mês de julho”, explicou.

O programa – O projeto tem como espelho uma iniciativa implantada no estado de São Paulo e, posteriormente, testada em Pernambuco. A ideia é que o Procon-JP passe a servir de ponte entre o credor e o devedor, intermediando as negociações para o pagamento das dívidas. Para isso, o órgão firmou parcerias com as principais instituições financeiras detentoras dos créditos de superendividados e também com as principais instituições de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Ao procurar o Procon, os consumidores serão atendidos por economistas, que vão avaliar a situação de cada cliente e traçar um diagnóstico da situação. Com base no perfil encontrado, os técnicos poderão elaborar a proposta ideal de conciliação, dando início ao período de audiências entre as partes envolvidas até que um acordo seja celebrado.

Consciência – Outra perspectiva do programa é a criação de educação para o consumo na população, o que deve contribuir para a diminuição no número de superendividados. Com o trabalho preventivo, o Procon-JP espera popularizar a cultura do consumo consciente e disseminar ideias de planejamento do orçamento doméstico.

Na prática, isso acontecerá por meio de treinamentos específicos sobre finanças pessoais, consumo consciente e planejamento do orçamento familiar para os consumidores. As aulas acontecerão em escolas, universidades e centros comunitários.