Procon-JP inova e leva peça de teatro sobre o direito do consumidor para palestra em escola
O Projeto ‘Procon-JP Faz Escola’ da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor levou uma peça de teatro sobre os direitos do consumidor para a palestra na Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges (Turma do EJA), no bairro de Mangabeira, na noite desta quinta-feira (31). A dramatização teatral da Cia Cara Dupla, que abriu a palestra, encenou ‘casos’ da relação de consumo que ocorrem rotineiramente na vida das pessoas.
O encontro do Procon-JP com os alunos também foi abordada a legislação através da divulgação do Código de Defesa do Consumidor. “Resolvemos inserir o teatro falando sobre os direitos do consumidor nas palestras para que a mensagem fosse mais atrativa e alcançasse o público de forma ágil. A recepção foi acima da expectativa e agora vamos ampliar essa didática para alcançar mais jovens e adultos”, informou o secretário Helton Renê.
O objetivo do projeto ‘Procon-JP Faz Escola’ é a difusão do CDC junto aos jovens e adultos e, através da informação dos direitos, criar disseminadores da legislação consumerista.”O Projeto faz parte da implementação da política nacional que prevê que os procons têm a obrigação de trabalhar a prevenção através da educação, deixando os consumidores mais bem informados e aptos para cobrarem seus direitos”.
Sem dispersão – Helton Renê explicou que, para o ‘Procon-JP Faz Escola’ alcançar esse público tem que ser criativo de forma atraente, trabalhando o conteúdo através de uma linguagem simples, objetiva e lúdica. “O trabalho desenvolvido pela Secretaria para divulgação do CDC junto às instituições de ensino é diferenciado porque deve atingir todos os públicos, inclusive adolescentes e jovens. Procuramos fazer esses encontros de forma bem atrativa para que não haja dispersão”, explicou Helton Renê.
Agendamento – Qualquer instituição de ensino ou entidade da sociedade pessoense pode solicitar as palestras do ‘Procon-JP Faz Escola’ diretamente à Secretaria, bastando para isso entrar em contato através do telefone 3214-3040 para verificar a disponibilidade da agenda e depois requerer o projeto enviando um ofício de solicitação.
Atendimentos do Procon-JP na Capital
Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá
MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro
Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados
Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015