Procon-JP já autuou 23 agências bancárias por descumprirem serviços essenciais

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Max Oliveira

 

A greve dos bancários completou um mês nesta quarta-feira (05), fato que tem dificultado a vida de quem precisa dos serviços em todo o Brasil. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) já registrou mais de 450 reclamações dos usuários, sendo a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, falta de envelopes e bloqueio da operação para depósito as mais recorrentes.

As dificuldades enfrentadas pelos cidadãos, no entanto, estão na mira do Procon-JP que já autuou 23 agências, com multa diária para quem descumprir de R$1 mil. A penalidade é com base numa liminar concedida no dia 15 de setembro passado, pelo juiz da 13ª Vara Cível, Antônio Sérgio Lopes, determinando que o Banco do Brasil disponibilize envelopes e terminais para depósitos e saques de dinheiro funcionando em pelo menos 30% nas agências da Capital.

“Esta é a nossa única arma, já que mesmo com a determinação judicial, algumas agências continuam descumprindo o que garante as atribuições legais, que visam proteger os direitos dos consumidores durante o período de greve”, disse Marcos Santos, que ainda orienta que o consumidor procurar meios alternativos para realizar operações de saques, pagamentos e depósitos durante o período grevista, serviços estes disponibilizados pelos correspondentes bancários.

Procon-JP

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) – funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, com atendimento na sede do Procon, situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá.

Telefones: o cidadão pode ligar, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, para os seguintes números: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042 e 3214-3046.