Procon-JP leva atendimento para os bairros na semana do consumidor
O Procon-JP comemora os 23 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em vigor desde o dia 11 de setembro de 1990, com uma semana de programação por meio do projeto ‘Procon-JP Itinerante’, que consiste em levar atendimento à população a quatro bairros da Capital, começando no dia 10, na Lagoa; dia 11, em Mangabeira (Mercado público); dia 12, na Torre (mercado público); e dia 13, em Cruz das Armas (mercado público), sempre das 10h às 16h. A coordenadora-executiva do órgão municipal, Nadja Palitot, também ministrará palestras em escolas municipais sobre os direitos do consumidor.
O objetivo do ‘Procon-JP Itinerante’ é disseminar ainda mais os direitos do cidadão enquanto consumidor. “Todo o dia recebemos denúncias de desrespeito aos direitos do consumidor e sabemos também que uma boa parcela da população não vai atrás da resolução quando se sente prejudicado, muitas vezes até por desconhecer o CDC. Esta foi uma forma que encontramos de divulgar o Código de Defesa do Consumidor para incentivar as denúncias de quem se sentir lesado”, disse Nadja Palitot.
O Procon-JP já atendeu 7.279 pessoas durante este ano de 2013, no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), na sede do órgão, ou pelo telefone 0800832015. As reclamações mais comuns são falhas e demora na entrega de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mau atendimentos em bancos, má prestação dos serviços e problemas nas contas em telefonia, água e esgoto e luz elétrica. As 10 empresas mais reclamadas são: Oi (1.031); Energisa (503); Cagepa (494); Samsumg (440); Sky Brasil Serviços (286); Banco IBI (274); Claro (242); Itaucard (225); Caixa Econômica Federal (159); Banco do Brasil (146).
Atividades durante 2013 – Nos oito primeiros meses do ano, o Procon-JP realizou várias atividades para divulgar os direitos do consumidor e que também funcionaram como medidas educativas. Além de formação com a equipe que compõe o órgão, palestras com a população e forças-tarefas para verificar a prestação de serviço, atendimentos e coibir abusos, foram feitas visitas preventivas em postos de combustíveis, bancos, supermercados e lojas.
Ainda foi colocado em prática o Programa de Orientação ao Superendividado, e o projeto Mesa de Diálogo, que tem a intenção de estabelecer contatos com prestadores de serviços e empresários para gerar um processo de entendimento que fortaleça uma boa relação de consumo.
“Uma das características da gestão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, é incentivar o diálogo em todas as áreas, daí realizarmos, além das fiscalizações, pesquisas e atendimento no SAC, as forças-tarefas, mesas de diálogos e visitas preventivas com o intuito de educar o prestador de serviço e o comerciante a fazer a sua parte. O ideal seria que não houvesse o problema a ser resolvido, mas já que existe, nossa obrigação é cuidar em proteger o consumidor, inclusive com medidas preventivas”, informou Nadja Palitot.