Procon-JP orienta e ajuda consumidor endividado a negociar débitos

Por - em 1232

Hellen Nascimento

SedeProconMunicipal_foto_gilbertofirmino (87)Os altos juros do cartão de crédito que chegaram a 447,44% ao ano, junto com cheque especial alcançando 296,33% ao ano, são fatores que contribuem para o aumento da inadimplência no comércio. Os dados são da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Pensando nisso a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) apresenta dicas para evitar o endividamento e até ajuda o consumidor na negociação com os credores.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Marcos José dos Santos, o consumidor deve agir com cautela antes de efetuar qualquer compra evitando o consumismo exagerado. “Para evitar o endividamento é necessário prudência no controle dos gastos e priorizar o indispensável visando comprometer o mínimo possível do orçamento familiar, eliminando os supérfluos”, explicou.

Um fator que contribui para o comprometimento da renda mensal e que deve ser evitado, segundo Marcos José dos Santos, é fazer reescalonamento de dívidas. “Para o indivíduo já realizou uma negociação, mas como está no meio de uma bola de neve, reforma a dívida para diminuir as parcelas e aumentar o número das prestações é um erro, já que ele vai pagar muito mais que o valor real de seu débito devido ao alto valor dos juros embutidos na nova negociação”, alertou.

“Outro erro muito comum é o consumidor pagar apenas a fatura mínima do cartão de crédito justamente por conta dos altos juros e fazer com que o limite do cheque especial faça parte do orçamento familiar”, disse ainda o secretário.

Negociação débito – A conta é simples, gastar menos do que ganha, mas muitas pessoas não têm conseguido realizar a operação. E quando o consumidor já não sabe mais o que fazer para quitar suas dívidas e já tentou de tudo mas não consegue limpar seu nome na praça, o Procon-JP pode ajudar nessa negociação. Uma equipe de técnicos e contadores podem agendar uma conversa para intermediar a negociação da dívida entre consumidor e credor, sejam bancos (público ou privado) e demais estabelecimentos comerciais.

Para maiores informações o Procon-JP fica localizado na Rua Dom Pedro I, 473. O telefone de contato é o 0800 083 2015 e o atendimento funciona de segunda à sexta, das 8h às 14h.