Procon-JP realiza ação no Centro e em Mangabeira no Dia do Código do Consumidor

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A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realiza nesta quinta (11) e sexta-feira (12) ações em comemoração aos 24 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Serão atividades de panfletagem e descentralização do atendimento com equipes no Centro e no bairro de Mangabeira. Vale ressaltar que a iniciativa não muda o atendimento na sede do Procon-JP, que funciona na Avenida Dom Pedro I, 473.

A programação comemorativa consta de dois dias de panfletagem educativa. Na quinta-feira, dia do Código de Defesa do Consumidor, a equipe do Procon estará no Parque Solon de Lucena, a partir das 8h30, fazendo um trabalho de conscientização através de panfletagem educativa. No dia seguinte, no mesmo horário, o atendimento será na Subprefeitura de Mangabeira.

Para Helton Renê, secretário do Procon-JP, a descentralização do atendimento e panfletagem informativa aproxima a população do poder público e dissemina ainda mais os direitos do cidadão enquanto consumidor. “Todo o dia recebemos denúncias de desrespeito aos direitos do consumidor e sabemos também que uma boa parcela da população não vai atrás da solução do problema quando se sente prejudicada, muitas vezes até por desconhecer o CDC. Levar o Procon-JP até à população é uma das formas que encontramos para divulgar o Código e incentivar as denúncias de quem se sentir lesado”, disse o secretário.

Números de 2014 – Este ano já foram realizados 8.238 atendimentos, dos quais 5.414 foram transformados em processos. As reclamações estão distribuídas nas seguintes áreas: assuntos financeiros (2.415), produtos (2.393), serviços privados (1.654), serviços essenciais (1.579), saúde (143), habitação (36) e alimentos (18).

No ranking por empresa, as 10 mais reclamadas são: Sansumg Eletrônica (409); Banco do Brasil (249); CCE (244); Armazém Paraíba (221); Atacadão dos Eletrodomésticos Ltda (176); NET (167), Philco Eletrônicos Ltda (162); OI (161), Magazine Luiza (158) e Bompreço Supermercados (145).

Ano passado – O Procon-JP atendeu 11.937 pessoas durante o ano de 2013, com a geração de 7.301 processos. As reclamações estão distribuídas nas áreas de assuntos financeiros (3.400), serviços essenciais (3.056), produtos (3.048), serviços privados (2.208), saúde (177), habitação (35) e alimentos (13).

As 10 empresas mais reclamadas foram Banco do Brasil (395), Samsumg Eletrônica (440); Atacadão dos Eletrodomésticos Ltda (176); CCE (244);  Oi (252); Energisa (233); Armazém Paraíba (232); Cagepa (222); Caixa Econômica Federal (198) e Magazine Luiza (194).

As reclamações mais comuns são falhas nos produtos e demora na entrega de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mau atendimento e desrespeito à legislação por parte dos bancos, má prestação dos serviços e problemas nas contas de telefonia, água e luz elétrica.

O Procon- JP disponibiliza para o público os seguintes telefones: 0800 083 2015 e 3214 3040.