Procon-JP realiza ‘mesa de diálogo’ com seguradoras do DPVAT
O Procon-JP realizou, nesta quinta-feira (10), ‘mesa de diálogo’ com representantes da Seguradora Líder-DPVAT e do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado da Paraíba (Sincor-PB). O encontro teve o objetivo de melhor informar o consumidor, vítima de acidentes de trânsito, quanto aos direitos ao Seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.
De acordo com o coordenador em exercício do órgão municipal, Ricardo Holanda, a reunião foi importante porque foram discutidas formas de melhor atender as pessoas através da Seguradora Líder, responsável pela gestão desse seguro no Brasil. “Um dos resultados do encontro foi a implantação de uma linha direta com a Seguradora Líder, que vai trazer mais informação, orientação e encaminhamentos referentes ao DPVAT, agilizando o atendimento às vítimas e familiares de acidentes de trânsito na Capital”, esclareceu.
A reunião contou com a presença da ouvidora da Seguradora Líder no Brasil, Maria Cândida Ribeiro; a assessora executiva da diretoria de Relações Institucionais da Seguradora Líder, Ângela Amparo; e de Edvan Gomes de Vasconcelos, presidente do Sincor-PB. “Os representantes da Líder e do Sincor-PB estão participando do Mutirão do Judiciário que está sendo realizado em João Pessoa esta semana, e que pretende resolver os processos acumulados do DPVAT. Aproveitamos o momento para estender a melhoria no atendimento a toda população”, afirmou Ricardo Holanda.
Seguro – Criado por lei em 1974, o seguro DPVAT indeniza por morte ou por invalidez permanente e reembolsa despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar, referindo-se exclusivamente a danos pessoais causados por acidentes de trânsito em todo País. Ele deve ser pago anualmente por todo proprietário de veículo junto com a primeira parcela do IPVA.
Os documentos necessários para requerer a indenização são cópias autenticadas do boletim de ocorrência policial do acidente e, nos casos de morte, também da certidão de óbito, além dos documentos pessoais da vítima. Para o beneficiário são necessárias fotocópias dos documentos pessoais. O prazo para solicitar a indenização é de três anos a partir da ocorrência do acidente. Mais informações podem ser adquiridas no site www.dpvatsegurodotrânsito.com.br ou pelo telefone 0800 0221204.
Já o Procon-JP atende diariamente das 8h30 às 17h30 e pelos telefones 3214-2040 e 0800- 832015.