Procon-JP retoma palestras educativas com workshop para funcionários da área farmacêutica

Por Evanice Gomes - em 631

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor retoma o projeto de palestras educativas dirigidas a consumidores e fornecedores de bens e serviços na tarde da quinta-feira (19), através da participação do Procon-JP no workshop ‘O CDC e as práticas comerciais’, destinado a empresários, gerentes e funcionários da área farmacêutica. O objetivo é, através da informação, melhorar essa relação.

O secretário Helton Renê informa que o Procon-JP está organizando a agenda de palestras para o segundo semestre de 2018 sobre os direitos do consumidor para os dois lados da relação consumerista e iniciará atendendo ao convite do Sindistfarma, do Sindifarma e da Fecomércio da Paraíba. “As palestras fazem parte de nosso projeto educativo, que tem o objetivo de alcançar os dois lados dessa relação, que ainda é muito conturbada”, afirma.

O titular do Procon-JP explica que o projeto para palestras educativas foi uma das formas encontradas para educar o pessoense, tornando-o um cidadão consciente enquanto consumidor, para que possa exigir os seus direitos. “Quanto ao fornecedor, as palestras servem para que ele saiba o que rege a legislação, ficando atento para os detalhes do que pode ou não fazer para se manter dentro da regularidade”.

“Quando o consumidor está informado sobre seus direitos, ele sabe como se defender no momento em que se sentir lesado. No que diz respeito ao fornecedor de bens e serviços, ele se familiariza com o Código de Defesa do Consumidor e com as legislações municipal e estadual, passando a respeitá-las. Educar é prevenir o problema antes que ele se instale”, complementou Renê.

Helton Renê esclarece que as atividades informativas sobre o que permeia a relação de consumo, a exemplo de palestras, são fortes ferramentas preventivas e que essas ações vão continuar a ocorrer. “Neste dia 19 estaremos com o pessoal que trabalha nas farmácias de João Pessoa, falando sobre o CDC e os direitos que o consumidor tem nesse setor do comércio. Na verdade, é bom frisar, através dessas palestras estamos apenas aplicando o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é o de educar o consumidor/fornecedor para prevenir problemas futuros”.

Convocação – O secretario informa que qualquer segmento que faça parte da relação consumerista pode requerer as palestras sobre os direitos do consumidor. “Estamos à disposição para prestar esclarecimentos sobre o CDC e as outras legislações em relação ao consumo, seja para o público das escolas, das universidades, das entidades da sociedade civil e de classe, o que pode ser feito através de ofício para o Procon-JP, na sede da avenida Pedro I, 473, Tambiá, requerendo nossa presença”, concluiu.

Palestra: O CDC e as práticas comerciais

Local: Auditório do Sebrae – Bairro dos Estados

Data: 19/07/2018

Horário: 15h