Procon-JP retoma palestras educativas sobre direitos do consumidor

Por Evanice Gomes - em 821

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está retomando as palestras dentro do projeto ‘Procon-JP faz Escola’, que tem como objetivo difundir a legislação que permeia a relação consumerista para crianças, adolescentes e adultos. Nesta terça-feira, 29, o secretário Helton Renê fará exposição sobre o tema para os alunos da escola Municipal de Ensino Fundamental Escritor Luiz Augusto Crispim, às 19h, no Bairro dos Ipês.

O titular do Procon-JP explica que o projeto foi uma das formas encontradas para educar o pessoense para que se torne um cidadão consciente enquanto consumidor, exigindo os seus direitos. “Quando as pessoas estão informadas sobre seus direitos enquanto consumidor, fica mais difícil serem lesadas. Educar é prevenir o problema antes que ele se instale”.

Helton Renê esclarece que as atividades informativas sobre o que permeia a relação de consumo, a exemplo de palestras, são fortes ferramentas educativas e que essas ações vão continuar a ocorrer. “Nossa pretensão é formular um calendário de palestras e ações junto às escolas. Tentaremos atingir as várias faixas etárias como crianças, jovens e adultos, que serão multiplicadores da legislação que rege o direito do consumidor”.

 Convite – O secretario adianta que todas as escolas, tanto da rede pública quanto da rede particular de João Pessoa, podem requerer palestra sobre os direitos do consumidor. “Convido a todos os diretores de escola da Capital que tiverem interesse em difundir esse tema junto a seus alunos e funcionários, que enviem ofício ao Procon-JP, na sede da avenida Pedro I, 473, Tambiá. Nossa pretensão é fazer um calendário para os próximos meses do Procon-JP faz Escola”.

Didática – Helton Renê acrescenta que as palestras têm linguagem fácil e acessível e abordam essencialmente os princípios da relação de consumo, a função dos procons e a legislação pertinente. “Damos orientação de como o consumidor deve proceder quando se sentir lesado e como se precaver usando a legislação. Na verdade, é bom frisar, através dessas palestras estamos apenas aplicando o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é o de educar o consumidor/fornecedor para prevenir problemas futuros”.

Palestra: Direitos do consumidor

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Escritor Luiz Augusto Crispim

Data: 29/08/2017

Horário: 19h