Procon-JP reúne representantes de bancos e abre linha direta para o consumidor
O Procon de João Pessoa realizou nesta quinta-feira (20) uma Mesa de Diálogo para discutir a melhoria nos serviços das agências bancárias na Capital. Na reunião, conduzida pela coordenadora do Procon-JP, Nadja Palitot, ficou definida a abertura de uma linha direta do órgão com os bancos para atender as denúncias dos consumidores.
Ficou, também, estabelecido o prazo de 10 de julho para que os bancos apresentem uma carta proposta com sugestões para a melhoria do atendimento. Os superintendentes das agências garantiram, ainda, apoiar o Procon-JP no Programa de Apoio aos Superendividados, que será lançado pela Prefeitura de João Pessoa no início de julho.
De acordo com Nadja Palitot, a intenção da reunião foi estabelecer diálogo com as instituições financeiras para começar o processo de educação e prevenção nas relações de consumo, e não agir apenas com a ação punitiva como forma de preservar e de defender dos direitos dos consumidores, alvo maior do Procon-JP. “Nossa intenção é evitar que os consumidores sejam lesados e isso começa pelo diálogo. Medidas extremas serão tomadas se for necessário, mas vamos começar a trabalhar a educação e a prevenção”.
Em relação à linha direta do órgão com os bancos, Nadja informou que ela existirá para resolver o problema denunciado de forma imediata. “Se não resolver, o Procon terá que abrir, imediatamente, reclamação contra a agência denunciada”, ressaltou.
Entre as maiores reclamações dos consumidores junto ao Procon-JP está o não cumprimento do tempo previsto na Lei das Filas. Os representantes das agências bancárias se queixaram que a lei é inviável de ser aplicada em alguns casos, por conta da especificidade de determinado atendimento e informaram que vão propor mudanças na legislação para adequação às exigências feitas pelos consumidores.
Superintendentes e gerentes dos bancos do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander e Caixa Econômica Federal participaram do encontro, que durou cerca de três horas. O superintendente da Caixa Econômica Federal, Elan Miranda, parabenizou o Procon-JP pela iniciativa de realizar a mesa de diálogo com o objetivo de melhorar o atendimento ao consumidor.