Procon-JP se reúne com Bradesco, que se compromete em melhorar os serviços

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O Procon de João Pessoa realizou, nesta segunda-feira (5), na sede do órgão, mais uma reunião objetivando a negociação dos valores de multas aplicadas pelo órgão devido ao descumprimento da Lei da Fila, dentro do Mutirão Bancário. A reunião desta segunda-feira foi com o Bradesco, instituição que tem um montante em multas de R$ 496 mil, oriundas das denúncias de consumidores que se verificaram procedentes. O total de multas aplicadas às instituições financeiras já soma R$ 1.980,000,00.MUTIRÃO2

Comandada pelo coordenador em exercício, Ricardo Holanda, a reunião contou com a presença de Roberta Grizi, assessora regional do Bradesco, e dos assessores jurídicos do Procon-JP, Luiz Antônio Fontes e Kátia Farias. Grizi apresentou algumas justificativas para os problemas das filas, inclusive questões culturais, e mostrou outros meios para diminuir o fluxo dentro das agências, como o Bradesco Expresso. Ela informou que não há planos para abertura de novas agências, mas garantiu que o Bradesco está mudando a rotina de trabalho, com funcionários chegando mais cedo para orientar o cliente a usar canais alternativos do banco.

O coordenador do Procon-JP, Ricardo Holanda, entregou os documentos relativos à CIP (Carta de Informação Preliminar) eletrônica, explicando como funciona e como se integra aos demais meios de resolução de problemas no órgão, que são a linha direta e a abertura de procedimentos.

A CIP é um recurso do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), à disposição de todo e qualquer fornecedor, interessado em atender de forma rápida ao reclamante que se dirigir ao Procon. Ricardo Holanda reiterou que fosse melhorado o contato entre o banco e seus clientes, da necessidade de abertura de novas agências e contratação de funcionários, enfatizando que o problema das filas nos bancos é muito grave.

Foi entregue à Roberta Grizi uma listagem com uma pré-seleção de alguns processos, bem como algumas solicitações em prol da melhoria dos serviços. A representante do Bradesco destacou algumas melhorias tecnológicas que estão sendo implementadas, tendo citado que o banco tem indicado alguns dias que são melhores para os consumidores se dirigirem às agências, evitando os dias de maior fluxo, como os períodos de pagamentos.

Segundo Ricardo Holanda, o objetivo do mutirão, além da resolução de conflitos em relação às filas de bancos, é também reduzir o grande número de processos existentes no órgão municipal, especificamente sobre a transgressão à Lei da Fila. A próxima instituição a participar do Mutirão Bancário é o Banco Itaú, na quarta-feira (7).