Procon-JP se reúne com representantes dos bancos e dos bancários para discutir greve desta terça-feira

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Evanice Gomes

 

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) se reuniu na manhã desta segunda-feira (5), com representantes dos bancos que operam em João Pessoa e do Sindicato dos Bancários para discutir as medidas que deverão ser tomadas para que os consumidores pessoenses não sofram maiores prejuízos devido à greve por tempo indeterminado que se inicia nesta terça-feira (6), e deve atingir as agências em todo Estado.

O movimento grevista dos funcionários dos bancos é nacional e deve suspender a prestação dos serviços nas agências de todo País. De acordo com o secretário do Procon-JP, Marcos Santos, a reunião teve o objetivo específico de tentar resguardar os direitos do cidadão enquanto consumidor dos serviços bancários. “Não entramos no mérito da greve, apenas queremos minimizar os danos para o consumidor que o movimento provoca”.

E acrescentou: “Na reunião com os representantes dos bancos e dos bancários ficou acordado que os serviços de acesso aos caixas eletrônicos, desbloqueio de senha, furto de cartão e prova de vida para fins de recebimento de aposentadoria e pensão não serão prejudicados, já que se tratam de casos atípicos e de urgência”.

Meios alternartivos – O titular do Procon-JP acrescenta que, para reduzir os prejuízos que via de regra ocorrem em uma situação como essa, é importante que a população procure meios alternativos como postos de atendimento bancário, a exemplo de casas lotéricas, multibanks e Pagfácil, além de aplicativos em celular e internet para realizar suas operações bancárias.

 

Marcos Santos adianta que esses pontos de atendimento disponibilizam serviços de depósitos, pagamentos e saques. “Mas é bom lembrar que esses pontos de atendimento têm limites para operações, considerando cada rede bancária. A vantagem é que disponibilizam leitores para códigos de barras para pagamento de faturas e envio antecipado das correspondências bancárias e caixas eletrônicos”.

Depósito – O secretário alerta que os representantes dos bancos e dos bancários se comprometeram no abastecimento de envelopes para depósitos, mas não garantiram que não haverá problemas quanto a esse serviço. “A exemplo de outras greves, a falta de envelope sempre é problemática. Esse assunto foi abordado na reunião e eles garantiram o abastecimento, mas avaliaram que pode vir a faltar envelopes, uma vez que cada banco tem um fluxo especifico de clientes, podendo ocorrer atraso nesse abastecimento. O Procon-JP ficará atento para qualquer abusividade que possa ocorrer durante a paralisação”.

Depois greve – Outro ponto discutido na reunião foi sobre a possibilidade de um prazo de três dias após o término da greve para que o consumidor efetue os pagamentos de suas contas, sem juros. “Alguns representantes explicaram que o sistema de seus bancos não aceita esse prazo, mas levarão a questão para análise na instância superior da rede. A maioria, no entanto, concordou com essa proposta e, como na greve ocorrida no ano passado, foi uma medida que deu bastante certo”.

 

Serviço de atendimento do Procon-JP

SAC – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

Telefones: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 14h: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046

MP-Procon – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

Procon-JPmóvel – terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h em pré-agendamento nos bairros de João Pessoa

Site – proconjp.pb.gov.br