Produção audiovisual do Nordeste é discutida em evento na Capital
Cineastas, cinéfilos, professores e estudantes têm a oportunidade de participar do 1º Encontro da Rede Nordestina de Audiovisual (RNA), que acontece a partir desta sexta-feira (16) até domingo (18), com entrada gratuita, no Hotel Netuanah, localizado na praia de Cabo Branco. As inscrições devem ser feitas no local do evento, durante o período da manhã desta sexta-feira (16).
O encontro é a culminância do projeto do ‘Pontão RNA’, que há um ano se propôs a promover a articulação entre os diversos agentes do audiovisual da Região Nordeste. A realização é da Associação Brasileira de Documentaristas Secção Paraíba (ABD-PB), com patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), por meio do Programa Cultura Viva e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Presenças Fazem parte do evento, representantes de coletivos de produção independentes, pontos de culturas, núcleos de produção digital, cineclubes e ABDs de todos os estados do Nordeste, assim como autoridades públicas voltadas ao desenvolvimento do audiovisual nas esferas políticas e mercadológicas. Serão discutidas as ações governamentais para o audiovisual na região Nordeste, o planejamento e a gestão do fazer audiovisual, possibilidades e perspectivas para a produção e a difusão do curta-metragem.
Programação Nesta sexta-feira (16), acontece o lançamento do ‘Panorama do Curta-Metragem Paraibano’, uma caixa contendo sete DVDs com um recorte histórico desde os anos 60 até os anos 2000, com as principais produções do Estado, a ser distribuída gratuitamente aos diversos agentes do audiovisual independente da região, para exibição não-comercial, estudo, pesquisa e difusão. O lançamento será acompanhado pela mostra ‘Breve Panorama’, com cinco curtas-metragens, sendo um por década, extraídos do recorte geral da caixa.
No sábado (17) é a vez do lançamento de mais uma edição do ‘Curtas ABD-PB, projeto que consiste na produção, divulgação e comercialização de DVDs com conteúdo audiovisual paraibano. A 3ª edição do projeto, ‘A Máquina Virou’, consiste na compilação de cinco importantes curtas-metragens produzidos na Paraíba de temática homossexual, com os vídeos Depois da Curva, de Helton Paulino; Amanda e Monick, de André da Costa Pinto; Paola, de Eduardo Chaves; Homens, de Lúcia Caus e Bertrand Lira; e Era Vermelho seu Batom, de Henrique Magalhães. Depois da sessão haverá um debate com os realizadores.
Para o domingo (18), último dia do evento, está programada a sessão ‘Jam Session Audiovisua l’, onde os realizadores poderão levar seus curtas-metragens de até 15 minutos para serem exibidos. Lembrando que as noites do evento, a partir das 20h, serão dedicadas à exibições de filmes na Usina Cultural Energisa.