Professor de astronomia auxilia na visualização do cometa Siding Spring

Por - em 667

astronomiabasica_001O cometa Siding Spring passará de raspão por Marte, neste domingo (19), e poderá ser visto da Terra. Para auxiliar o público interessado na visualização do astro, o professor de astronomia, Marcos Jerônimo, conduzirá a contemplação no terraço panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a partir das 18h. A entrada é gratuita.

A iniciativa é uma parceria entre a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Representando a (APA), estarão presentes o presidente Tomaz Passamani e o fotoastrônomo Marcelo Zurita.

Além do cometa e a observação de seu núcleo, o astrônomo Marcos Jerônimo disse que pretende contemplar com o público o disco planetário de Marte, já que o cometa passará muito próximo. “Parte da cauda do cometa, que se estende por milhões de quilômetros, deve se chocar com Marte, provocando uma magnífica chuva de meteoros do planeta vermelho”, ressaltou.

Novo cometa – O novo cometa Siding Spring foi descoberto em 3 de janeiro de 2013, pelo astrônomo escocês Robert H. McNaught, um extraordinário observador de cometas e asteróides, tendo no seu currículo 74 descobertas de cometas. Com base na sua órbita, ele parece ser um cometa novo, ou “virgem”, viajando em uma órbita parabólica, fazendo sua primeira visita à vizinhança do sol.

APA – A Associação Paraibana de Astronomia é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em João Pessoa em maio de 1967, que visa divulgar a astronomia e agregar interessados. Um dos sócios fundadores foi o professor Rubens de Azevedo, que também foi diretor do Observatório Astronômico da Paraíba.

No final de 2009, a APA firmou um acordo de cooperação técnico e científico com o IFPB para desenvolver atividades em conjunto relacionadas com a astronomia. No IFPB, a APA trabalha juntamente com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Astronomia (Nepa). O projeto ‘Astronomia para Todos’ é uma realização da associação e consiste de observações astronômicas públicas organizadas pelos seus membros.

Sobre o Nepa – O Projeto de criação do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) tem o objetivo de dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de astronomia no IFPB. Na educação, auxilia na transmissão dos conhecimentos de astronomia nas diversas áreas dos cursos técnicos, tecnológicos e bacharelados, assim como nos cursos de licenciatura.

Serviço

Contemplação do cometa Siding Spring

Domingo (19)

Hora: 18h

Local: Torre Mirante da Estação Cabo Branco

Informações: 3214-8303 ou 3214-8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

Contato para imprensa:

Marcos Jerônimo (astrônomo)

Fone: 8718-7667