Professora e escritora lança livro no Centro de Cidadania LGBT

Por Mônica Melo - em 620

Na próxima terça-feira (22), às 9h30, a professora e escritora Amara Moira, lançará o livro ‘E Se Eu Fosse Puta’, no Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa. Amara, que se define como travesti, feminista e escritora, é doutora pela Unicamp e relata no livro memórias e reflexões sobre sua tentativa de entender o processo que a levou a assumir a identidade de travesti e se tornar prostituta e escritora. O livro foi publicado pela Hoo Editora.

Amara Moira foi a primeira pessoa transgênero a defender um doutorado na Unicamp usando o nome social. Atualmente atua como professora de Literatura, planeja outros livros e cursa pós-doutorado. Essa ação faz parte do mês da visibilidade transexual.

Além do lançamento do livro, será realizada uma roda de diálogo sobre a vida das mulheres travestis e transexuais na prostituição. “Nesse dia convidamos as travestis e mulheres transexuais que fazem parte do Programa Transcidadania  para participar da roda de dialogo, além de conhecer a rede de cuidados como as Casas de Acolhida,  Consultório na Rua, Ruartes e Vigilância em Saúde entre outros serviços”, explicou o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Roberto Maia.

Roberto Maia lembra que equipes da coordenadoria têm um importante trabalho de inclusão das travestis e transexuais. Entre as ações desenvolvidas estão visitas os pontos de prostituição e trabalho de inclusão dessa população nos programas de educação para jovens e adultos, além de facilitar o acesso à casa própria, cursos profissionalizantes e ao Banco Cidadão. A coordenadoria também desenvolve parcerias para garantir a inclusão do mercado de trabalho formal, através de parceria com as empresas privadas, realizar retificação de nome e gênero, prestar apoio psicológico e social.