Professores da Rede Municipal passam por mais um processo de formação do programa Geração Alfabetizada

Por Alexandre Quintans - em 473

Os professores do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Educação de João Pessoa, estão passando por mais uma etapa de formação dentro do Programa Geração Alfabetizada. Os encontros aconteceram nesta segunda (8) e terça-feira (9), nos turnos manhã e tarde, nos auditórios da Estação das Artes. O programa é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), onde busca garantir a alfabetização das crianças na idade certa.

“A primeira formação realizamos no mês de maio e foi ministrada por professores do Programa Educar Pra Valer, do município de Sobral, Ceará, que está prestando uma assessoria nesse momento. Esse encontro de agora está sendo ministrado por professores de matemática e português da nossa rede de ensino, onde buscam fortalecer a prática em sala de aula com formação para a prática”, explicou coordenadora pedagógica do projeto Geração Alfabetizada, Jocineide Silva.

Participam da formação 343 professores e professoras polivalentes das turmas de 2° e 5° anos. É uma formação em serviço no qual proporciona aos professores e professoras vivências práticas referentes aos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Com os professores e professoras do 2° ano, foi trabalhado experiências de técnicas de leitura e escrita, e treino de fluência. Em português, para o 5° ano, foi trabalhado os descritores: D6 – Identificar o tema de um texto; D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; e D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciem o locutor e o interlocutor de um texto.

Em matemática, os descritores trabalhados foram: D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações; D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo; D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.