Profissionais de Saúde passam por oficina para qualificar atendimento à população LGBT

Por - em 680

Arthur Araújo

 

Uma equipe profissional de saúde resolutiva e preparada para atender a diversidade sexual. Essa é a proposta da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, tem promovido oficinas de orientação para atendimento da comunidade LGBT da Capital. Nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, o grupo vai estar em contato com os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bessa, localizada na Rua Napoleão Gomes Varela.

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, é de fundamental importância que os profissionais saibam como acolher a diversidade sexual. “Casais homossexuais ou bissexuais possuem necessidades específicas de saúde e os profissionais do setor precisam conhecê-las para dar uma maior resolubilidade à demanda”, explicou.

O trabalho de orientação também considera outras identidades de gênero, como as travestis e transexuais. “Nesse caso, os profissionais precisam acolher a paciente de acordo com seu nome social e trabalhar pelo máximo de inclusão deste grupo, já que é papel da atenção básica trabalhar a prevenção e dar assistência integral nas suas necessidades de saúde”, afirmou.

No caso de situações que não possam ser resolvidas pela atenção básica, existem procedimentos que devem ser conhecidos pelos profissionais. “Temos uma rede de cuidado especializada a essa população, como o ambulatório de Travestis e Transexuais no Hospital Clementino Fraga. A oficina, nesse caso, vai buscar capacitar os profissionais de saúde para que eles estejam preparados para fazer os encaminhamentos com mais segurança”, explicou.