Profissionais do Distrito Sanitários V participam de oficina
Mônica Melo
Na tarde desta quarta-feira (29), os profissionais que atuam no Distrito Sanitários V de João Pessoa participam de uma oficina sobre diversidade sexual, gênero e sexualidade. As oficinas foram realizadas em todos os cinco Distritos Sanitários da Capital com o objetivo de instrumentalizar os profissionais para orientar a população sobre como agir e buscar apoio público em casos de violência familiar, além de evitar a homofobia institucional. A oficina acontece a partir das 14h no auditório do DAS, localizado na Secretaria Municipal de Saúde.
As oficinas vêm acontecendo desde o final de junho, proporcionando a troca de experiências entre os profissionais que atuam nos distritos e traçando um panorama de como está sendo o acolhimento da população LGBT nas unidades de saúde do município. “Alem de informarmos sobre outros serviços voltados a cidadania LGBT, como o Ambulatório de Travestis e Transexuais da Paraíba, Delegacia de Crimes Homofobicos, Espaço LGBT, entre outros”, detalha o assessor técnico da Coordenadoria LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Diego Rodrigues. Entre as orientações dadas durante as oficinas está à utilização do nome social da população LGBT, sobretudo aos transexuais, durante o atendimento na Atenção Básica de Saúde.
Após essa capacitação, os profissionais realizarão oficinas nas 95 escolas municipais que participam do Programa Saúde na Escola. O programa propõe ações de saúde e educação na perspectiva de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes dentro das escolas públicas e unidades básicas de saúde.
Dados do Ministério da Saúde apontam que os gays e os bissexuais são mais vulneráveis ao HIV no Brasil e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de estarem mais expostos a situações de violência.