Programa habitacional de João Pessoa serve de modelo para outras cidades

Por Max Oliveira - em 1972

Com mais de 5.000 moradias já entregues e mais de 5.000 em construção, o programa habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é o maior da Paraíba nas últimas décadas. Esse modelo, inclusive, inspira outras gestões, como é o caso da cidade de Bayeux.

Na tarde desta terça-feira (16), uma equipe formada por engenheiro, arquitetos e técnicos, além do secretário de Planejamento de Bayeux, Ronaldo Luiz, visitou as obras do Novo Bairro São José, como o objetivo de que projeto similar seja implantado na cidade vizinha. A visita foi acompanhada pela secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, e o adjunto, André Coelho, e a equipe técnica da Semhab.

“Estamos à disposição para apresentar os projetos da Prefeitura de João Pessoa na área de habitação, com todas as informações possíveis, no sentido de colaborar, também, com a cidade de Bayeux. Nossa política de habitação vem sendo desenvolvida com muita competência pelo prefeito Luciano”, destacou Socorro Gadelha durante inspeções a obra.

O projeto do Novo São José irá beneficiar mais de 1.000 pessoas que moram na comunidade e sofrem com os riscos de alagamento e de queda da barreira. A obra – orçada em mais de R$ 26 milhões – teve início no ano passado e atenderá nessa 1ª fase 336 famílias que devem receber seus apartamentos até o final deste ano.

O secretário da Prefeitura de Bayeux, Ronaldo Luiz, classificou como importantíssima a visita que, segundo ele, irá contribuir com projetos para sua cidade. “Temos um déficit habitacional grande. Vejo que João Pessoa avançou nesse sentido, colocando em prática um programa dessa magnitude. A nossa intenção é de conhecer, não só esse, mas outros projetos da Prefeitura de João Pessoa, para tentar levar essa experiência para a nossa cidade”, disse.