Programa João Pessoa Cidade Criativa participa da 4ª edição do Inova Iesp
O Programa João Pessoa Cidade Criativa foi escolhido para representar a Prefeitura Municipal de João Pessoa na 4ª edição do Inova Iesp, na manhã desta terça-feira (29), no Iesp Faculdades, evento com atividades diversas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Cultura e Esporte.
A coordenadora do programa JP Cidade Criativa, Marianne Góes, ministrou palestra sobre “Inovação no Mercado de Trabalho – Economia Criativa e Nova Ordem Mundial”, abordando a importância do artesanato paraibano para o desenvolvimento local e para economia criativa.
Marianne Góes expôs a experiência criativa desenvolvida pela PMJP, a exemplo do projeto Sereias da Penha, do AnimaCentro, Celeiro Espaço Criativo e a implantação em breve do Laboratório de Inovação Cultural (Labin), cuja função é propor e coordenar a execução de projetos estratégicos na área.
“Eventos desta natureza são muito importantes para quem trabalha com criação na área da cultura, design e artesanato, pois oferece para nós uma oportunidade de mostrar e dialogar com um público jovem, em formação acadêmica, sobre as ações que o poder público municipal está realizando”, comentou Marianne Góes.
Participaram também, no palco principal da 4ª edição do Inova, o professor e economista Marco Acco (UFPB), Tarciana Portella, gerente de formação e projetos especiais da Secretaria de Cultura de Pernambuco e integrante da Comissão Deliberativa do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultura), e Dina Faria, jornalista portuguesa naturalizada brasileira, que é produtora cultural de vários artistas paraibanos e com larga experiência na Europa em eventos culturais para jovens.
Inova 2019 – O evento teve início no dia 21 e prossegue até sexta-feira (26), com palestras, cursos de extensão, workshops, discussões e vivências entre professores, alunos e convidados reconhecidos no mercado. As atividades são voltadas aos universitários do Iesp e demais faculdades, assim como aos estudantes do Ensino Médio e toda a comunidade.
Cidades Criativas – João Pessoa entrou na Rede Cidade Criativa em outubro de 2017, como primeira capital brasileira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular. A entrada vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São 180 cidades de 72 países das quais oito são brasileiras: Belém, Florianópolis e Paraty na área da gastronomia; Brasília e Curitiba no design, Salvador na Música, Santos no cinema e João Pessoa no artesanato.