Programa Rumos Itaú Cultural realiza atividades na Estação Cabo Branco
Os grupos Companhia de Atores, do Rio de Janeiro, e Os fofos Encenam, de São Paulo, estarão em João Pessoa nos dias 20, 21 e 22 deste mês para ministrar oficinas de circo e teatro para atores, dramaturgos, diretores e demais interessados. As aulas serão no Salão Panorâmico, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As inscrições podem ser feitas até o dia 19, pelo e-mail galharufascompanhiadeteatro@gmail.com.
As atividades, que são gratuitas, fazem parte do programa Rumos Itaú Cultural Teatro – Encontro de Pesquisa, um edital nacional de projetos compartilhados entre dois grupos de teatro que têm o objetivo comum de levar a prática artística e pedagógica a várias partes do país.
Nesta terça-feira (20), o encontro será com a Companhia de Atores, em dois horários: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h. Na quarta (21) e na quinta-feira (22), o grupo Os Fofos Encenam apresenta seu circo-teatro com debates e exercícios práticos com os participantes.
“O Projeto Rumos Teatro, do Itaú Cultural, proporciona aos grupos de teatro um momento rico e raro para troca de experiências e de experimentações práticas”, comentou o dramaturgo, ator e diretor de teatro Paulo Vieira, um dos responsáveis por trazer o projeto para João Pessoa e criador do grupo Galharufas de Teatro.
Lançamento de livro – Dentro da programação do Rumos Itaú Teatro haverá o lançamento do livro “Próximo Ato II”, de Sônia Sobral, e debate entre as companhias, com a mediação do professor e diretor de teatro Paulo Vieira, nesta terça, a partir das 18h.
Documentário – Na quarta (21), haverá a exibição do documentário “Evoé”, às 18h. O documentário faz parte da série “Iconoclássicos”, lançada em 2011 pelo Itaú Cultural. O documentário é uma mistura de depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. A produção retrata as viagens a quatro pontos chaves da trajetória de Zé Celso, a exemplo do sertão da Bahia, praia de Cururipe, em Alagoas (onde o bispo Sardinha foi devorado), Epidaurs e Atenas, na Grécia, e seu apartamento em São Paulo.
Companhia dos Atores – A Companhia dos Atores foi formada em 1988, no Rio de Janeiro, pelos atores Bel Garcia, Drica Moraes, Enrique Diaz, César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro, com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades da cena teatral.
Mantendo os mesmos integrantes desde então – e, a partir de 2004, com uma sede de trabalho localizada na Lapa – este caminho de pesquisa e renovação permanente de linguagem artística se fez possível e já tem mais de uma dezena de espetáculos montados, diversos prêmios e uma carreira nacional e internacional reconhecida pela imprensa especializada do Brasil, Estados Unidos e Europa.
A possibilidade de realizar trabalhos fora ou, no sentido inverso, receber artistas de fora é uma característica da Cia. dos Atores, mas longe de ser a mais marcante. O grupo se afirmou como um dos mais importantes e originais do teatro brasileiro graças a outras marcas. Por exemplo: um forte processo colaborativo, como chamam os atores a prática de todos influenciarem no resultado dos trabalhos, trazendo contribuições, dividindo-se em subgrupos de pesquisa, trocando e acrescentando idéias até que, a partir de um certo momento, o diretor passe a fazer um trabalho de edição e organização do material.
Os Fofos Encenam – A companhia foi criada em 2002, com a montagem de “Deus Sabia de Tudo…”, texto e direção de Newton Moreno. Em 2003, Fernando Neves inaugurou a primeira linha de pesquisa em linguagem no grupo, o Circo-Teatro, com a montagem da comédia “A Mulher do Trem”.
A segunda linha de pesquisa, as Teatralidades Contemporâneas & Cultura Brasileira, surgiria com “Assombrações do Recife Velho”, conduzida por Newton Moreno.
Desde a formação, o grupo alterna suas montagens entre espetáculos dirigidos por Newton Moreno e Fernando Neves, aprofundando as duas linhas de pesquisa que hoje norteiam as investigações estéticas do grupo.
O Espaço dos Fofos foi inaugurado em 2007, no bairro do Bixiga, em São Paulo, tendo dois objetivos primordiais: abrigar a pesquisa da companhia e colocar em cartaz seu repertório de espetáculos.
Em 2012, a companhia estreou “Terra de Santo”, espetáculo dirigido por Newton Moreno e Fernando Neves, resultado de uma pesquisa de dois anos sobre a religiosidade que margeia e sustenta a sociedade da cana-de-açúcar no Brasil. Para saber mais sobre o grupo, acesse www.osfofosencenam.com.br
Galharufas Companhia de Teatro – O Galharufas é um grupo criado por Paulo Vieira em 1997, ano em que estreou com o espetáculo “Noite Escura”, com texto e direção do seu fundador.
Com este espetáculo, o grupo ocupou a Capela de Santa Tereza, no Centro Histórico da Capital paraibana, um prédio com avançado processo de degradação, onde o Galharufas montou um teatro preservando o seu riquíssimo acervo de imagens e afrescos do século XVII, e onde realizou uma longa temporada, somente interrompida após o Iphan solicitar o espaço a fim de recuperá-lo, o que efetivamente aconteceu, e hoje esta capela retomou o seu lugar sagrado para os carmelitas.
O Galharufas então refez o espetáculo para adaptá-lo a espaços alternativos e viajou por cidades grandes e pequenas, apresentando-se em ruas, mercados ou jardins de teatros, até a sua dissolução em 2001. O fim de “Noite Escura” significou a dispersão do elenco.
Paulo Vieira ainda dirigiu o monólogo “Amor em Desvario”, numa parceria com o Curso de Especialização da UFPB, e agora se prepara para a montagem do seu novo espetáculo, a estrear em 2013 – e, com ele, a retomada das atividades com o Galharufas.
Serviço:
Oficina Cia. dos Atores
Ministrantes: César Augusto e Marcelo Olinto
Data: terça-feira (20)
Horário: 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Capacidade: 30 pessoas
Inscrições pelo e-mail galharufascompanhiadeteatro@gmail.com
Local: Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco
Informações: 3214.8303 / 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Twitter: @estacaocb
Facebook: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Oficina Os Fofos Encenam
Data: quarta-feira (21) e quinta-feira (22)
Horário: das 14h às 17h
Capacidade: 30 pessoas
Inscrições pelo e-mail galharufascompanhiadeteatro@gmail.com
Lançamento do livro “Próximo Ato II” e debate
Com Sonia Sobral, Cia. dos Atores e Os Fofos Encenam, com mediação de Paulo Vieira
Data: terça-feira (20)
Hora: 18h
Capacidade: 50 pessoas
Entrada franca
Documentário “Evoé”
Data: Quarta-feira (21), às 18h
Capacidade: 50 pessoas
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada franca