Projeto Arte Cultura apresenta Teatro de Babau neste sábado (29)

Por - em 878

Babau do Hu00E9lioEdvaldo Nascimento da Cunha, ou popularmente conhecido como Mestre Vavau, apresentará no anfiteatro da Estação Cabo Branco a arte dos bonecos de babau, neste sábado (29). As performances fazem parte do Projeto Arte Cultura e poderão ser vistas em dois horários: 17h e 18h. Entrada franca para todo o público.

Atualmente, Mestre Vavau faz parte do grupo Companhia Boca de Cena, que tem como objetivo resgatar a arte do Teatro de Bonecos no Estado da Paraíba e difundi-la junto aos mais variados setores de nossa sociedade.

“Nos últimos 17 anos nos dedicamos a explorar as mais variadas técnicas de construção e manipulação de bonecos conhecidas no Brasil e no mundo. O “Mamulengo” pernambucano, o “Babau” paraibano e outras tantas linguagens do boneco popular, já estiveram muito presentes em feiras, praças e ruas, atuando de forma indispensável na formação cultural de todo povo brasileiro”, disse o Edvaldo Nascimento.

Mestre Vavau, que domina a arte desde os 11 anos e hoje manipula 40 bonecos, teve suas raízes formadas pelo seu pai e grande mestre, Joaquim Guedes, um dos maiores expoentes do babau na Paraíba. Joaquim Guedes da Cunha Rêgo aos 9 anos, começou a fabricar as suas primeiras figuras entalhadas em coco verde, encantado após assistir a uma apresentação pública de mamulengos.

Daí em diante, passou a usar madeira de imbaúba, mulungu e jangada para dar vida a um acervo de 65 personagens, como os célebres Coronel João Redondo, Nêgo Benedito, Padre João do Queixo Fino, a Cobra, o Pelotão de Soldados, Quitéria (a mãe de Benedito), a Alma e tantos outros que construiu até o fim da vida. Após seu falecimento, seu legado passou pelas mãos de inúmeros bonequeiros, que mantiveram viva a tradição do babau em João Pessoa, e consagraram os seus personagens.

Vavau disse ainda que o teatro de babau é uma arte que eles chamam de brincadeira, transmitida de geração em geração. Tem uma estória baseada na cultura popular que narramos para o público, sobre a qual improvisamos de acordo com cada realidade onde estamos. “Antes acontecia o que chamávamos de ‘passar o chapéu’ durante os números. Era quando um olhava para o outro e achava que ‘aquela ocasião’ merecia uma brincadeira de babau, e assim montávamos a encenação”, completou Vavau.

O teatro de bonecos chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores em meados do século XVI, como instrumento de doutrinação religiosa. Consolidou-se no Nordeste, fixando-se especialmente em Pernambuco, sendo batizado na Paraíba como babau. Por meio desta arte os seus manipuladores podem transmitir ao público uma mensagem, impregnada geralmente de temáticas sociais.

Projeto Arte cultura – O projeto tem o objetivo de estimular ainda mais o conhecimento da cultura popular, oferecendo gratuitamente a comunidade, em especial as escolas, uma opção entre entretenimento de formação cultural, por meio de debates, workshop, experiências, música, teatro e palestras, apresentados por grupos culturais, oferecido pela Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes.

Sobre o grupo Boca de Cena – Cia de Teatro de Bonecos, criada com o objetivo maior de pesquisar, desenvolver e difundir a arte do Teatro de Bonecos em suas mais variadas linguagens e técnicas. A Cia de Teatro de Bonecos “Boca de Cena” é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos.

Serviço:

Projeto Arte cultura

Atração: Mestre Vavau e os bonecos

Sábado (29)

Horário: 17h e 18h

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco

Informações: 3214-8303/8270

Entrada gratuita

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco