Projeto Balaio Circense tem Palhaceata e espetáculos gratuitos

Por - em 764

Dina MeloCLOWNSSICOS - AL3 Fotografias (6)

A programação deste sábado (14), último dia do projeto Balaio Circense, trará uma inusitada Palhaceata saindo da Pracinha das Muriçocas, no Miramar, rumo ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho. Animada por músicas que remetem ao universo circense, a marcha de palhaços promete chamar a atenção para os espetáculos de encerramento que vêm a seguir. A concentração está prevista para as 15h.

Espetáculos – A peça “O Palhaço e a Bailarina”, da Trupe Arlequin (PB), será encenada às 17h, no Teatro Paulo Pontes, com entrada gratuita. Às 18h, a Praça da Paz (nos Bancários) recebe o “Ateliê do Riso” – espetáculo fruto das oficinas de palhaços realizadas pela companhia.

Na sequência, o palco do anfiteatro sedia, às 19h, “Clownssicos – Uma Nova Velha História de Amor”, da Cia. dos Clownssicos (PB). Às 20h30, a atração é o show “Riso Mágico”, do grupo Olha Eu Aqui (PB). Para fechar a programação, entra em cena o premiado espetáculo “Flor do Lixo”, da Caravana Tapioca (PE).

Sobre o evento – O IV Balaio Circense – Festival de Comicidade, maior evento do segmento no Estado, tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), administrado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Passou, além de João Pessoa, pelas cidades de Cabedelo, Alagoa Grande, Areia e Campina Grande, com 20 apresentações durante os seus 10 dias de duração, ocupando salas, praças, ruas e teatros.

A edição deste ano tem como parceiros Funesc, Sesc, Grupo Trampulim, Tintin Cineclube, Piollin, Emotion, além de apoio do Sebrae, prefeituras de Alagoa Grande, Campina Grande e Cabedelo, Teatro Minerva, Armazém Paraíba e Restaurante da Matuta. O projeto é uma realização da Arlequin Produções e da Trupe Arlequin de Teatro e Circo.

Sinopses dos espetáculos:

“Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, do Teatro da Mafalda (SP) – Conta a história de Mafalda, uma artista de cabaré banida após uma apresentação mal-sucedida para uma tal “plateia do lado de lá”. O espectador, que faz parte do “público do lado de cá”, acaba por saber que algo mais grave se passou na fatídica apresentação. Direção: Rhena de Faria | Elenco: Andréa Macera.CLOWNSSICOS - AL3 Fotografias (3)

 “Flor do Lixo”, da Caravana Tapioca (PE) – Em um beco, dois artistas de rua começam um show. Mas a apresentação é interrompida devido a um curto-circuito que estraga os seus equipamentos. Quando tudo parecia estar perdido, seres mágicos surgem indicando novas possibilidades de reconstruir a encenação, com mágicas, malabarismos, riso e poesia. Direção: Anderson Machado | Elenco: Anderson Machado e Giulia Cooper.

“Clownssicos – Uma Nova Velha História de Amor”, da Cia. dos Clownssicos (PB) – Dois palhaços, Cacatua e Suvelão, se encontram bobos e apaixonados um pelo outro. No desenrolar das cenas – permeadas por encontros e desencontros – os enamorados manipulam uma escada, que também se torna protagonista. É a partir de histórias clássicas do imaginário popular contadas pelo palhaço que surge um novo amor entre os dois. Direção: Diocélio Barbosa | Elenco: Daniel Nóbrega e Irla Medeiros.

 “O Palhaço e a Bailarina”, da Trupe Arlequin (PB) – Um dos clássicos do duo circense, o Palhaço e a Bailarina são as personagens principais da nova montagem da Trupe Arlequin de Circo-Teatro. O diretor convidado, Joevan Oliveira, penetra neste universo lúdico para resgatar referências clássicas do universo clownesco, feitas de silêncio e extrema solidão. Direção: Joevan Oliveira |Elenco: Claudia Cavalcante e Filipi Maciel.

Show “Riso Mágico”, do grupo Olha Eu Aqui (PB) – Trata-se de um show de humor com mágicas interativas, das quais brotam situações as mais engraçadas. Com música, efeitos e a participação do público. Direção: Smith Masak | Elenco: Smith Masak.