Projeto ‘Chegou o Procon-JP’ realiza atendimento nos bairros

Por - em 490

Evanice Maria

O projeto ‘Chegou o Procon-JP’ da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) já está agendando para realizar atendimentos e trabalho educativo nos bairros de João Pessoa. O primeiro local a ser visitado será o Condomínio Morada do Sol, no bairro Praia do Sol, no dia 4 de julho, às 14h. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode requerer o serviço para sua comunidade.

No projeto constam palestras educativas/preventivas, orientações sobre as relações consumeristas e atendimento direto ao consumidor. Os setores da Consultoria Jurídica, SAC e Fiscalização da Secretaria serão instalados em tendas nos locais previamente agendados. O consumidor pode marcar uma visita do ‘Chegou o Procon-JP’ para o seu bairro na sede da Secretaria ou através dos telefones 3214-3040, 3214-3042 e 3214-3046.

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, informa que o projeto faz parte das ações educativas/preventivas previstas para o segundo semestre de 2015 e vai oferecer consultoria jurídica, orientações e informações sobre as dúvidas que o cidadão tiver referentes à relação consumerista. “Nossa pretensão é que o projeto ‘Chegou o Procon-JP’ não apenas tire as dúvidas e oriente aos consumidores das diversas localidades da Capital, mas também divulgue a legislação existente sobre seus direitos e, se necessário, proceda a um atendimento mais definitivo, fazendo uma triagem para a abertura de reclamação”.

Helton Renê acrescenta que essa descentralização no atendimento vai beneficiar o consumidor das áreas mais distantes de João Pessoa que muitas vezes não sabe sequer que foi lesado na relação de consumo e por isso não procura os seus direitos. No entanto, ele lembra que, para os procons, o importante é que os números se apresentem em ordem decrescente porque aí poderá ser constatado que a relação entre consumidor/fornecedor está melhorando. “Não nos interessa que o número de reclamação aumente e, sim, que a relação melhore”.

“Não queremos que o consumidor continue a ser lesado, por isso estamos dando uma ferramenta para ele se defender, que é a informação, trabalhando em vários projetos educativos pertinentes à legislação consumerista, não apenas a prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas também das leis específicas criadas para o município de João Pessoa e da Paraíba, porque acreditamos que a prevenção é o melhor caminho para todo mundo. Para os consumidores, que não passarão pelo estresse ao adquirir um serviço malfeito ou produto com vício, e para os fornecedores, que também podem evitar até outras despesas e manter o cliente fiel porque ele estará satisfeito. O cidadão informado não vai ser ludibriado e as empresas terão que melhorar para que eles retornem”, disse Helton Renê.

Serviço

Agendamento para o ‘Chegou o Procon-JP’:

Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá (vizinho à Igreja da Graça)

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046

Primeiro bairro a ser visitado

Local: Condomínio Parque do Sol – Praia do Sol

Data: 04/07/2015

Hora: 14h