Projeto da PMJP é apresentado durante Colóquio sobre gênero e sexualidade
Dani Rabelo
Acontece em Campina Grande, até esta sexta-feira (5), o XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, e entre os trabalhos selecionados para apresentação está à experiência ocorrida em 2014 nas escolas municipais de tempo integral, de João Pessoa, intitulada “Discutindo Gênero e Diversidade Sexual na Escola”. O trabalho será apresentado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), através da Coordenadoria de Educação Inclusiva, idealizadora e promotora do projeto nas unidades educacionais, às 14h, no Centro de Convenções Raymundo Asfora.
A coordenadora de Educação Inclusiva da SEPPM, Girlani de Lima, explicou que a experiência foi executada em 14 escolas de tempo integral, além de uma do ensino fundamental, e o resultado foi tão positivo, que ela, com a colaboração da coordenadora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, Aylla Milanes, e das assessoras técnicas Wanessa Costa, Edna Maria do Nascimento e Janiely Macedo, escreveram um artigo narrando todo o processo do projeto.
“Vimos qual era o foco do Colóquio, e percebemos que seria muito importante divulgar o que a Prefeitura de João Pessoa está fazendo para combater as desigualdades nas escolas motivadas pelas questões de gênero e de sexualidade. Nosso objetivo é mostrar que é possível, e que seria muito bom se outras gestões fizessem algo semelhante, pois a luta de todas e todos é a mesma”, explicou.
Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo, a seleção, e apresentação do artigo no XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades é uma prova de que ações estão sendo executadas, e que elas surtem um efeito muito positivo na vida dos professores, estudantes, e consequentemente das suas famílias: “Com a implantação desse projeto foi dado mais um passo para a mudança de atitudes que precisam ser desconstruídas da nossa sociedade. As pessoas não devem ser julgadas, ou sofrer qualquer tipo de preconceito ou represália, pela sua cor, gênero ou orientação sexual”.
Sobre o projeto – “Discutindo Gênero e Diversidade Sexual na Escola”, foi um projeto desenvolvido em 14 escolas de tempo integral e uma escola de ensino fundamental, entre maio a novembro de 2014, envolvendo cerca de 300 professores/as, através de uma ação intersetorial entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec) de João Pessoa.
O objetivo principal era o de contribuir com a formação dos professores das escolas públicas envolvidas, visando produzir mecanismos de enfrentamento a comportamentos preconceituosos em relação às questões gênero, orientação sexual, raça e etnia, e neste caso foi utilizada a metodologia participativa.
Foram feitas rodas de diálogos e um seminário para problematizar e refletir as temáticas, construindo propostas para o cotidiano do ambiente escolar, vislumbrando uma cultura que garanta os direitos humanos, a equidade de gênero, étnico-racial e a valorização da diversidade.
A experiência do projeto nas escolas revelou a presença das questões de Gênero, Diversidade Sexual e Etnico-Racial, nos relatos dos profissionais da educação que identificam no espaço escolar o reforço do sexismo, racismo, homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia. A partir das discussões alguns encaminhamentos apontamentos pelos professores/as das escolas: realização de rodas de diálogo com os estudantes sobre o respeito às diferenças, a partir das situações que se apresentam no cotidiano das crianças e adolescentes; e estimular a reflexão sobre a definição de brincadeiras e brinquedos que culturalmente foram direcionados para meninas/meninos, através de momentos lúdicos no espaço escolar.
Leia o artigo no link http://goo.gl/8GHw7I