Projeto de lei que regulamenta OD é entregue na Câmara de JP
Um ato público, que reuniu cerca de 300 pessoas na manhã desta quinta-feira (25), marcou a entrega na Câmara Municipal do projeto de lei que regulamenta o Orçamento Democrático na Capital. O projeto, encaminhado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria do OD, pretende tornar lei o instrumento de gestão participativa para que a população possa ter um amparo legal no sentido de exigir das administrações futuras a continuidade do processo.
As pessoas que participaram do ato público, realizado pelo Orçamento Democrático, seguiram em caminhada pelo Centro da Capital até a Câmara, onde o projeto foi entregue durante sessão especial. Entre os participantes estavam o vice-prefeito Luciano Agra, secretários municipais, conselheiros e delegados do OD e representantes de movimentos sociais, culturais e associações. Luciano Agra entregou a proposta ao Legislativo na presença de conselheiros e delegados do Orçamento Democrático.
De acordo com o vice-prefeito, essa iniciativa é fundamental para fortalecer a união da democracia participativa e representativa que, na prática, já vem funcionando. Essa é uma conquista do povo de João Pessoa, das comunidades mais carentes e esperamos uma boa acolhida ao projeto. É importante destacar que essa é a primeira vez que o povo tem participação direta no destino da cidade, ressaltou.
Segundo a coordenadora do OD, Ana Paula Almeida, o ato foi idealizado para chamar a atenção da sociedade para a regulamentação desse instrumento de democracia participativa. O OD completou cinco anos de atuação e compreendemos que esse momento de maturidade é ideal para darmos um passo na regulamentação desse instrumento de democracia participativa que tem feito a diferença nas escolhas das prioridades como obras, serviços e ações e por contar com o amplo respaldo da sociedade. Nós seremos a primeira cidade da Paraíba a transformar em lei esse instrumento democrático e popular, esclareceu.
Tramitação O projeto de lei será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMJP, que vai emitir um parecer sobre a matéria. Se o parecer for favorável, o projeto será analisado pela Comissão de Políticas Públicas da Casa Legislativa. Depois disso, estará pronto para votação em Plenário. Ao todo levará 90 dias para os trâmites.
Consolidação Só no ano passado, foi registrada a presença de 14.491 pessoas durante as 1.851 reuniões do Orçamento Democrático. Desde que o OD começou a funcionar na Capital, 463 delegados foram eleitos para representar as 14 regiões que aglomeram os bairros e comunidades da cidade. Com isso, 80% de obras e ações já concretizadas e as que ainda estão em andamento foram referenciadas a partir da vontade da população.