Projeto Guarda Mirim é lançado com proposta de multiplicar cultura de paz
Durante a manhã deste sábado (26), 60 crianças participaram da aula inaugural do projeto ‘Guarda Mirim’, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (Semusb) de João Pessoa. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, e foi uma oportunidade para os alunos e seus familiares conhecerem a iniciativa, que levará cidadania e cultura de paz para escolas e comunidade.
Os irmãos José Humberto e Pedro Henrique, de 10 e 9 anos, respectivamente, não desviaram a atenção durante a apresentação cívica dos guardas municipais. A empolgação dos meninos é confirmada pela mãe, que viu no projeto a oportunidade das crianças participarem de atividades ao ar livre e com segurança, enquanto ela está no trabalho.
“Quando eles chegaram em casa contando a novidade e querendo participar, para mim foi ótimo. Eu ficarei mais tranquila no trabalho sabendo que eles estão na escola e aprendendo coisas diferentes, como noções de primeiros socorros”, destacou a comerciante Francisca Fidélis.
Também na mesma série em que os meninos estudam está Júlia da Silva, de nove anos, que se interessou pelo projeto ao saber que pode contribuir para a preservação do meio ambiente e zelo da escola. “A gente vai aprender sobre como proteger o meio ambiente e ajudar a cuidar do colégio, porque tem gente que não faz isso”, disse a garota.
Para a diretora da instituição de ensino, Abgail Niedja Sá, a ‘Guarda Mirim’ tornará os alunos agentes multiplicadores da paz e contribuirá para a formação cultural deles. “A Guarda Municipal trabalha pela paz e preservação do patrimônio, sem precisar usar de violência. As crianças vão aprender isso vivenciando junto com eles e, com certeza, isso vai se refletir na escola e na comunidade”, reforçou.
O projeto – A turma pioneira da Guarda Mirim será formada por 60 crianças, dos oito aos 12 anos, matriculadas regularmente na escola. Com encontros semanais, especialmente aos sábados, os alunos receberão orientações sobre primeiros socorros, educação para o trânsito, preservação do meio ambiente, entre outras noções de cidadania. Também estão previstos cursos de música e canto, educação moral e cívica, noções de informática e atividades físicas.
Equipes da Guarda Municipal de João Pessoa participaram do projeto desde a elaboração e um grupo de 15 guardas desenvolveu o trabalho na Escola Aruanda. “Sinto-me orgulhosa em ter a possibilidade de prevenir a violência nas escolas e na comunidade, trabalhando com as crianças. Esperamos que com a participação das crianças, esse comportamento seja aplicado na escola, na família e onde elas vivem”, ressaltou a coordenadora do projeto, Mayrilane Leite.
O diretor de Formação em Segurança da Semusb, Manoel Pereira, lembrou ainda que entre os profissionais participantes do projeto estão educadores, psicólogos, assistentes sociais e bacharéis em Direito. “A Guarda tem profissionais de todas as áreas. Nós aproveitamos o conhecimento desse pessoal para colocar em prática o projeto da Guarda Mirim e deu certo”, disse.