Projeto ‘Procon-JP Faz Escola’ realiza palestra para estudantes em Mangabeira
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está retomando as palestras educativas sobre direitos do consumidor dentro do projeto ‘Procon-JP faz Escola’, que tem como objetivo difundir a legislação que norteia a relação consumerista para crianças, adolescentes e adultos. Nesta sexta-feira (22), às 14h, os contemplados são os alunos da Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Souza, em Mangabeira II.
O secretário Helton Renê explica que o projeto Procon-JP Faz Escola é uma das alternativas de fazer chegar aos futuros cidadãos consumidores informações sobre a legislação consumerista. “Essas crianças, adolescentes e jovens se tornam disseminadores não apenas do direito do consumidor, mas, também, da necessidade de fazer valer seus direitos”. Ele acrescenta que o início do projeto também faz parte das atividades em comemoração ao Mês do Consumidor.
As palestras destinadas ao público infantil têm linguagem lúdica, fácil e acessível, abordando os princípios da relação de consumo, a função dos procons e a legislação pertinente, além do relato de casos concretos, de situações ocorridas no SAC do Procon-JP. “Fazemos a exposição de forma leve e de fácil compreensão, considerando que o público das escolas são fáceis de se cansar e perder a concentração. Mas a interação é sempre bem positiva”, disse Helton Renê.
Dicas para a família – O secretário complementa: “Também orientamos sobre como o consumidor deve proceder quando se sentir lesado e como se precaver usando a legislação. Por isso mandamos recados e dicas que devem chegar aos familiares adultos porque, certamente, os estudantes vão comentar quando chegarem em casa. O fato é que estamos fazendo o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é educar através da informação, tanto o consumidor, quanto o fornecedor, para prevenir problemas futuros”.
Convite – Helton Renê acrescenta que todas as escolas, tanto da rede pública quanto da rede particular de João Pessoa, podem requerer palestra sobre os direitos do consumidor. “Convido a todos os diretores de escola da Capital que tiverem interesse em difundir esse tema junto a seus alunos e funcionários, que enviem ofício ao Procon-JP, na sede da Avenida Pedro I, 473, Tambiá. Nossa pretensão é fazer um calendário para os próximos meses do Procon-JP faz Escola”.
Serviço:
Palestra: Direitos do consumidor
Local: Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Souza, em Mangabeira II
Data: 22/03/2019
Horário: 14h