Projeto recebe grupo Oitavas no Choro e cantora Helayne Cristini

Por - em 318

A primeira edição do ‘Sabadinho Bom’ de maio leva à Praça Rio Branco o repertório tradicional do Oitavas no Choro e a voz da cantora paraibana Helayne Cristini. O evento começa a partir das 12h, sendo uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O Oitavas no Choro é formado por Cornélio Santana (flauta transversal), Medeiros (violão e cavaquinho), João Maria (violão de sete cordas) e Edônio Alves (pandeiro). Juntos, esses músicos executam em suas apresentações as melodias de conhecidos choros brasileiros.

No repertório deste sábado estão “Santa Morena” (Jacob do Bandolim), “Bem-te-vi Tristonho” (Altamiro Carrilho), “Odeon” (Ernesto Nazareth), “Homenagem à Velha Guarda” (Sivuca), “Vou Vivendo” (Pixinguinha) e “Vê de Gostas” (Waldir Azevedo), só para citar alguns exemplos. O grupo também costuma incluir composições autorais em seus shows.

A ideia de criar o Oitavas no Choro nasceu a partir do reencontro de alguns amigos que tinham as mesmas afinidades musicais. Já a escolha do nome do grupo é uma alusão a um dos intervalos que ilustram as partituras dos choros, contribuindo com os desenhos melódicos do gênero, considerados dinâmicos e complexos.

Helayne Cristini – a artista pessoense é formada em canto no curso sequencial de Música Popular. Em 2012, ela preparou um recital a partir de uma pesquisa sobre mulheres paraibanas compositoras e intérpretes. O trabalho resultou no show intitulado “Mulheres Paraibanas”, que inclui samba, entre outros ritmos.

Helayne Cristini é ainda professora de música e atua na área de educação musical infantil, promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também ministra aulas de canto coral para crianças em idade escolar, além de oficinas de canto popular em um projeto de extensão da instituição.