Projeto Social de Música é inspiração para o futuro profissional de jovens
“A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas”. A afirmação foi feita pelo músico Bono Vox, da Banda U2. Essa realidade faz parte do cotidiano das famílias Sales e Pereira da Luz. Todos os dias, das 13h às 17h, os jovens Hadassa e Agenor participam do Projeto da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), no bairro Alto do Mateus, desenvolvido com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Para Hadassa Gabriely Sales, de apenas 10 anos, a música foi refúgio durante a separação dos pais e hoje é solo fértil para planejar o futuro. Os frutos já estão sendo colhidos. Ela e mais 100 estudantes da orquestra da ASMB estão participando do 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, evento que segue com sua programação até próximo sábado (3) recheado de atrações.
“Meu sonho é me tornar uma musicista profissional e seguir tocando viola. Também gosto muito de cantar. A música é minha paixão, já chego em casa louca para ensaiar e conseguir decifrar as partituras. O tempo passa e eu nem percebo”, contou Hadassa.
A mãe da jovem, Williane Sales, disse que o projeto apareceu no momento certo. “Parece que caiu do céu. Eu tinha acabado de me separar e as meninas não estavam entendendo bem a situação e até querendo se revoltar. O projeto deu um rumo na vida das minhas filhas”, revelou sob o olhar atento enquanto Hadassa e a irmã, Izabel, tocavam algumas músicas.
Já oestudante Agenor Pereira da Luz Filho, 13 anos, encontrou na música a profissão que quer seguir. “Acho muito bonito e me imagino tocando para um grande público. Quero ser músico, porque no futuro vou ter o emprego que eu gosto. Toco por amor”, afirmou.
A mãe do adolescente conta que comprou o violino parcelado em muitas vezes e com sacrifício, porque sabe que não é uma vontade passageira do filho. “Ele realmente gosta. A professora disse que Agenor toca como gente grande”, contou emocionada Francisca Pereira.
Ação Social Pela Música do Brasil – O projeto, viabilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, parte do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há 20 anos, para transformar a vida de famílias inteiras a partir do ensino da música erudita.
Além do Alto do Mateus, o Ação Social Pela Música do Brasil passou a atuar também no bairro de Mangabeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, onde outros 70 alunos têm a mesma assistência.