Projeto social se apresenta no 6º Festival Internacional de Música Clássica nesta terça-feira

Por Rômulo Teodorico - em 777

A programação da tarde do 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa continua nesta terça-feira (27). O evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), vai receber a Orquestra da Ação Social pela Música, núcleo João Pessoa, a partir das 14h30, no Mosteiro de São Bento. Já às 16h, o grupo DuAs e Ravi Shankar Viana se apresentam na Primeira Igreja Batista, no Centro da Capital.

O primeiro concerto desta segunda-feira (26), que foi do grupo “Ensemble Carioca”, contou com a participação de mais de 100 estudantes do Ensino Fundamental de João Pessoa que lotaram as cadeiras da Primeira Igreja Batista, no Centro da Capital. “O festival inclui dentro da sua programação a participação de diversas crianças. Isso faz parte do evento, não só trazer artistas internacionais, mas, sobretudo, voltado para as crianças, dando a oportunidade de ter um contato inicial com a música clássica, e assim, fazendo uma formação de público e inclusão com a cultura musical”, disse Maurício Burity, diretor executivo da Funjope.

A estudante de 8 anos, Aline Queiroz, da Escola Municipal Radegundis Feitosa, disse que um dos seus sonhos é ser musicista. “Essa apresentação me inspirou a também sonhar a tocar. O que foi tocado aqui me trouxe também um relaxamento, acalmando meu coração. Eu vou sair daqui hoje levando tudo em minha memória, principalmente as músicas conhecidas, pois a gente até cantou junto com os músicos. Foi muito lindo”, disse a aluna com sorriso no rosto.

A professora do Ensino Fundamental, Waldivia Rodrigues, destacou o trabalho que vem sendo realizado durante todo o ano com os alunos e disse que o Festival vai contribuir ainda mais para a finalização das atividades da escola. “O nosso trabalho vai além da sala de aula, o que fazemos é voltado também para o respeito, o amor, a amizade e esse evento é importante pois oferece a eles um resgate na música, gerando sensibilidade, além de mostrar a importância da música”, informou a educadora.

Fernando Bru, o maestro argentino que coordena o grupo Ansemble Carioca, no Rio de Janeiro, falou da importância do evento para o cenário da música brasileira e internacional. “Eu amo vim à João Pessoa, essa é a terceira vez que estou participando do Festival de Música Clássica e para mim é sempre um prazer, pois se trata de um grande evento, de proporção internacional”, destacou o maestro.

O grupo se apresentou tocando músicas de Johan Sebastian Bach, Astor Piazzolla, Sivuca, Sérgio Reis, Tom Jobim, entre outras. A Ensemble Carioca é composta de 12 integrantes (6 violinos, 2 violas, 2 violoncelos, 1 contrabaixo e 1 Percussão). A formação conta com o assessoramento técnico e artístico de músicos profissionais experientes que acompanham a evolução do conjunto. O grupo é fruto da dedicação e empenho de jovens talentosos integrantes do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que se consolidou no ano de 2017.

Sobre o Festival – Sucesso de público e crítica em cinco edições, o Festival Internacional de Música Clássica contará novamente com um leque de artistas consagrados no Brasil e no exterior. Esses notáveis músicos irão se apresentar dentro das mais belas igrejas de João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país, além de pontos turísticos da Capital Paraibana. Ao todo, serão 20 apresentações, ambientadas no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Batista e de São Francisco.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados, estão disponíveis no site: http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/