Projeto social se apresenta no segundo dia do 5º Festival de Música Clássica em João Pessoa

Por - em 901

A programação da tarde do 5º Festival Internacional de Música Clássica foi marcado pela emoção nesta segunda-feira (27). O primeiro concerto do dia, que aconteceu na Igreja São Bento, às 14h30, teve como atração os alunos pessoesses do projeto ‘Ação Social pela Música do Brasil’ (ASMB). Já às 16h, na Igreja Batista, o público conferiu o concerto de grupo do Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura.

A estudante da Rede Municipal e solista da ASMB, Sabrina Ketilly (viola), de 8 anos, está no projeto há mais de 1 ano e meio, mas já domina o instrumento e revelou o desejo de seguir carreira na música. “É muito importante participar do projeto e estar aqui hoje, pois desejo continuar e fazer carreira. Passamos um tempo nos preparando e hoje a emoção é muito grande”, declarou.

Com os olhos concentrados no concerto, o também estudante, Caio dos Santos, disse que ficou impressionado com a apresentação. “É a primeira vez que venho assistir esse tipo de música e confesso que eu gostei muito. Pretendo vir mais vezes”. Já a estudante de engenharia, que já participa do evento em três edições, Mirian de Lima, o evento todas as vezes lhe emociona. “Eu estive aqui outras vezes, mas todas as minhas participações me fez ficar completamente emocionada”, contou. O local estava repleto de estudantes, pais e apreciadores da música clássica.  

Para a coordenadora da ASMB no Brasil, a PMJP está de parabéns por incentivar a cultura para a população. “É muito importante essa parceria entre a ASMB e a Prefeitura de João Pessoa, pois estamos construindo mais cultura para toda a população, principalmente a que mais necessita”, disse.

A orquestra, que se apresentou na Igreja São Bento, e teve a regência do maestro Samuel Esponoza, tocou “Primeiro Movimento da Primavera” (A. Vivaldi), “Eu só quero um Xodó” de Dominguinhos e Anastácia ,e finalizou com “We will Rock you”, de Brian May. Já o Quinteto de violoncelos, do Rio de Janeiro, o grupo Top Five, que se apresentou na Igreja Batista, trouxe músicas como: “Tango Passionato” (Eduard Putz), “Lá Primavera” (A. Vivaldi), entre outras.

Projeto – O projeto ‘Ação Social pela Música’ tem quatro unidades em João Pessoa: Unidade 1 (Alto do Mateus), Unidade 2 (Mangabeira), Unidade 3 (Casa da Pólvora), Unidade 4 (Gervásio Maia). Nas duas primeiras os alunos estudam instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Na Casa da Pólvora estudam canto coral e no Gervásio Maia estudam flauta doce. São mais de 300 alunos que participam do projeto.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.