Prorrogadas inscrições para prêmio sobre identidade dos povos ciganos
O prazo de inscrições para o Prêmio Culturas Ciganas Edição João Torres, promovido pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (Minc), foi prorrogado para 29 de fevereiro. Antes, a data limite para a postagem dos documentos necessários era até 21 deste mês. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) no trabalho de divulgação.
O prêmio, que homenageia o cigano português João Torres, objetiva fortalecer as expressões e a identidade cultural dos povos ciganos, incentivando suas participações no desenvolvimento de projetos e ações, estimulando o intercâmbio com as culturas não ciganas, além subsidiar a elaboração de políticas públicas para os mesmos.
Inscrições – Podem se candidatar ao concurso pessoas físicas que se declararem ciganas e Jurídicas nacionais, privadas, sem fins lucrativos, representativas dos ciganos. Serão premiadas 20 iniciativas culturais dentre as propostas inscritas, com o valor de R$ 10 mil (dez mil reais), para cada selecionada.
Categorias – O prêmio apresenta as categorias ‘Culinária, religião, rituais e festas tradicionais ciganas, Mitos, histórias, língua e outras narrativas orais, Músicas, cantos e danças, Textos escritos, Teatro e histórias encenadas, Audiovisual, CDs, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos, Memória e Patrimônio: Documentação, museus e pesquisas aplicadas e Práticas educacionais que valorizem as culturas ciganas.
Homenagem O I Prêmio Culturas Ciganas traz o nome de João Torres que, segundo vários documentos históricos, foi o primeiro cigano a chegar ao Brasil, por volta do ano de 1574, na condição de degredado, após ter sido preso em Portugal, juntamente com a sua companheira, simplesmente pelo fato de serem ciganos.
Maiores Informações pelo site www.cultura.gov.br