Público aclama músicos em noite de concertos do Festival Internacional de Música Clássica

Por Max Oliveira - em 982

O público aclamou os músicos que se apresentaram em mais uma noite do Festival Internacional de Música Clássica nesta sexta-feira (1). Durante uma semana, a Igreja do Carmo e a Igreja de São Francisco, ambas no Centro Histórico, foram palco de performances que vão ficar marcadas para muita gente. O evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura, se consolidou no calendário cultural da cidade. O encerramento acontece neste sábado (2), com concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, no Parque da Lagoa.

“Aqui estão grandes nomes da música clássica mundial, realizando concertos muito bem executados, que o público de João Pessoa reconhece a riqueza artística. Todos os dias tivemos igrejas lotadas, principalmente durante a noite, com as plateias sendo formadas por famílias, pessoas de várias faixas etárias, o que comprova o sucesso do festival”, disse o diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica, Alberto Johnson.

Na Igreja do Carmo, o concerto dos músicos brasileiros Ana de Oliveira – violino – Dhian Toffolo – viola – e Marcus Ribeiro – violoncelo -, emocionou a plateia. Até quem já está acostumada com o evento, como a professora Gilma Santiago, que não só compareceu em todas as noites como acompanhou outras edições do festival. “Toda noite é uma emoção diferente, porque a sensibilidade provocada pela música clássica é algo único”, descreveu.

O trio executou o programa “Dos Clássicos ao Brasil”, apresentando composições de Mozart, Beethoven, L. Pitombeira e Radamés Gnattali. “Emocionante. Eu já estou com saudade”, resumiu a dona de casa Cássia da Silva, acompanhada do marido e dos filhos. “Viemos em três concertos, foi o nosso programa em família durante essa semana”, concluiu.

Logo em seguida, a Igreja de São Francisco recebeu o concerto de encerramento da noite de sexta-feira, com a reunião de cinco músicos internacionais, Tosca Opdam – violino – Holanda, Masha Iakovleva – violino – Rússia, Vilém Kijonka – viola – República Tcheca, Ketevan Roinishvili – violoncelo – Geórgia e Victor Stanislavsky – piano – Ucrânia. O programa contou com canções de compositores como G. Fauré e R. Schumann.

Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece neste sábado (2), com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.