Público aproveita masterclasses para conhecer ídolos de perto

Por - em 437

FestivaldeMúsicaClássica_FotoGilbertoFirmino (7)No quarto dia do II Festival Internacional de Música Clássica, mais uma série de masterclasses foram realizados nesta quarta-feira (3), e dessa vez os convidados foram os instrumentistas Arjan Woudenberg (Holanda), Alberto Johnson (Brasil/Holanda) e Juliana Steinbach (Brasil/França). Os instrumentos foram: clarinete, violino e piano. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e patrocinado pelo BNDES.

As masterclasses de clarinete e violino foram realizadas no Espaço Cultural, porém, a de piano aconteceu no Centro de Estudos Jurídicos Sociais, no Bairro dos Estados. Várias pessoas foram para a “aula orientada”, entre músicos e ouvintes. Um piano foi colocado na recepção do espaço, e confortavelmente os presentes puderam apreciar a apresentação dos instrumentistas e a avaliação da musicista.

Juliana Steinbach já se apresentou por toda a Europa, Américas do Norte e do Sul, Israel e Ásia, tendo a sua estreia acontecido em 2002 com a Orquestra Sinfônica de Israel. A brasileira também se apresentou com a Orquestra de Concerto da Rádio de Leipzig, a Sinfônica Mav Budapeste, a Orquestra Jovem de Friburgo, a Sinfônica Lírica de Paris, a Filarmônica de Nice e a Orquestra do Conservatório Laureates de Paris. Em 2005 fez sua primeira turnê na Ásia, com passagens por Seul, Manila, Bangcoc, Hong Kong, Yokohama e Tóquio. Foi premiada no Artlivre Concurso Internacional de Piano, em São Paulo (Brasil, 2001), Desempenho Tel-Hai (Israel, 2000 e 2001), na Competição Internacional de Jovens Pianistas, em Meknès (Marrocos, 1996) e na Vittorio Gui (Florença, Itália).

Para a Mara Rúbia (58 anos), essa foi uma ótima oportunidade para ver a musicista de perto. “Eu estou acompanhando a programação do Festival, e, quando soube que ela estaria bem pertinho do meu trabalho, aproveitei para vê-la. Acredito que a Prefeitura teve uma excelente iniciativa, pois precisamos mostrar os nossos valores e receber os valores de fora”, disse.FestivaldeMúsicaClássica_FotoGilbertoFirmino (25)

Com uma opinião semelhante, Antônio Gonçalves (58 anos), também veio para a masterclasse de Juliana Steinbach por admirar o seu trabalho. “Sei que aqui ela irá tocar muito pouco, afinal, o objetivo é que ela oriente os novos músicos que estão surgindo, mas é possível perceber, através dos seus comentários, o quanto é talentosa. Quinta-feira (4), estarei na Igreja São Francisco vendo a apresentação da artista”, destacou.

Próximas masterclasses – Nesta quinta-feira (4), estão programadas as masterclasses de trompa (José L.Sogorb – Espanha), flauta  (Carla Meijers – Holanda) e violino (Emi Resnick  – USA). Todas aconteceram no Espaço Cultural, a partir das 10h.

Na sexta-feira (5), no Espaço Cultural, acontecem as masterclasses de oboé (Jeroen Soors  – Bélgica),  violoncelo (Fred Pot – Holanda) e viola (Avishai Chameides  – Israel). No Centro de Estudos Jurídicos Sociais, na Avenida Rio Grande do Sul, 1411, Bairro dos Estados, será a masterclass de piano com a ucraniana Anna Fedorova.