Público lota igrejas para os concertos do Festival Internacional de Música Clássica

Por Hellen Nascimento - em 639

festmusicaclassica_tarde_terca_foto_corneliolima-9O Mosteiro de São Bento mais uma vez ficou lotado pelo público que foi conferir o terceiro dia do 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, na tarde desta terça-feira (29). O primeiro concerto do dia começa sempre às 14h30 e contou com as apresentações de músicos de várias nacionalidades como Holanda, Sérvia, Rússia, Hungria, Itália e Brasil.

A saxofonista Femke Ijlstra, da Holanda, afirmou que João Pessoa é uma cidade fantástica e que tem se emocionado com a grande receptividade do público. “A música possui uma linguagem universal porque para sentir essa emoção que a música proporciona, a cidadania não importa. Fiquei emocionada com o enorme carinho que tenho recebido, pois o povo de João Pessoa é muito caloroso e demostra isso de maneira muito intensa e pura. Estou muito feliz de estar aqui”, revelou.

Além de Femke Ijlstra, os músicos Julija Hartig – Violino – Sérvia, Alberto Johnson – Violino – Brasil/Holanda, Anastasia Feruleva – Violoncelo – Rússia e Juan Lucas Aisemberg – Viola – Hungria/Itália emocionaram os ouvintes com obras como ‘Allegretto Gracioso = Aubade, para trio de cordas’ (G Enescu), ‘Intermezzo – Allegretto para trio de cordas’ (Z.Kodály) e ‘Oriental Reverie para quarteto de cordas e Saxofone’ (A.Glazunov).

A estudante universitária Maria Elisabeth Fonseca de Medeiros, 21 anos, que acompanha o Festival desde sua primeira edição. “Todo ano eu venho com meus pais e amigos e ficamos super ansiosos para que comece logo porque esse evento não apenas enaltece a cultura do Brasil e a nordestina, mas dá a rica oportunidade de conhecer e saber o que tem acontecido de mais atual na música clássica no exterior”, afirmou.festmusicaclassica_tarde_terca_foto_corneliolima-5

Primeira Igreja Batista – O segundo concerto da tarde também sempre acontece pontualmente às 16h. No programa o Grupo Iamaká, da Paraíba, apresentou ao público um vasto repertório com obras como ‘Fata La parte’ (J. Del Encina), ‘The Honie-suckle’ (A.Holborne), ‘D’aquel fraire fraco y cetrino’ (P. de Lagarto).

Para conferir a programação completa, acesse o site do evento: http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/programacao/