Público se emociona com apresentações do Concerto Natalino no Busto de Tamandaré

Por - em 445

Luiz Carlosconcertonatal_foto_dayseeuzebio (3)

A emoção de canções natalinas tomou conta do publico que compareceu ao Busto de Tamandaré, entre as Praias do Cabo Branco e Manaíra, nesta sexta-feira (25), para assistir ao Concerto de Natal, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O público ocupou todas as cadeiras da estrutura montada pela PMJP para duas apresentações: da Orquestra Infanto-juvenil de Cordas do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) e da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). Durante mais de uma hora, o público pôde ver apresentações das mais conhecidas músicas clássicas e natalinas.

A primeira apresentação foi da ASMB, que encantou a todos com as músicas interpretadas pelas crianças. Ao todo, o projeto conta com 80 alunos da cidade de João Pessoa. “O prefeito Luciano Cartaxo havia assistido a uma apresentação nossa e ficou encantado. Assim, nos foi fez o convite para tocarmos nesse conceito e posso garantir que tem muito talento paraibano nesta orquestra. É sempre um prazer fazer uma apresentação dessa ao ar livre”, disse Hector Rossi, maestro da orquestra.

Logo após as músicas mostradas pelas crianças, a OSMJP subiu ao palco e continuou emocionando o público. “Foi uma apresentação muito bonita e nós percebemos que o público estava em sintonia conosco. Mesmo com a chuva que caiu rapidamente, todos ficaram à espera da nossa apresentação. A orquestra está de parabéns pela disciplina e concentração”, disse o regente Gustavo de Paco. A OSMJP ainda apresentou uma música de improviso ao ouvir da plateia o pedido de mais uma música.concertonatal_foto_dayseeuzebio (2)

Público aprova apresentações – O Busto de Tamandaré ficou repleto de pessoas que queriam prestigiar o tradicional Concerto de Natal da PMJP. Com todas as cadeiras ocupadas, muitas pessoas levaram de casa a própria acomodação, enquanto outras diversas acompanham tudo de pé, em frente ao palco.

Moradora do Bairro dos Estados, a professora Vilma de Assis disse que não tem como não se emocionar com as canções. “O Natal já é uma festa tão familiar. Acho maravilhoso que a gente tenha a oportunidade de assistir uma apresentação tão emocionante e que nos deixa ainda mais dentro do espírito natalino”, resumiu.

A vendedora Cássia Araújo foi uma das que não conseguiu ocupar umas das cadeiras disponibilizadas pela PMJP. No entanto, a falta de acomodação não foi motivo suficiente para fazê-la desistir. “Cheguei bem perto do concerto começar. Já não tinha mais lugar para sentar, mas é um espetáculo tão bonito que vale a pena acompanhar todo mesmo que seja em pé”, disse.

Repertório – O programa da noite foi aberto com “Adeste Fideles” (J.F. Wade) e seguiu com “Jolly Old Saint Nicholas” (Benjamin Hanby), “Noite Feliz” (Franz Gruber), “Hark! The Herald Angels Sing” (Charles Wesley), “Deck the Halls with Boughs of Holly Lyrics” (J. Williams) e “Jingle Bells” (J.L. Pierpont).concertonatal_foto_dayseeuzebio (17)

Sob a regência do maestro argentino Gustavo de Paco, o concerto da OSMJP, por sua vez, abriu com “Jingle Bell Rock” (Joe Beal/Jim Boothe), “Um Feliz Natal” (Ivan Lins), “Jesus, Alegria dos Homens” (J.S. Bach), “Bandeira do Divino” (Ivan Lins), “O Tannembaum” (melodia alemã com arranjo de Carlos Anísio), a “Ave Maria” (A. Piazolla), “Rosas do Sul” (J. Strauss) e a bela “Valsa das Flores” (Tchaikovsky). A obra, muito popular da música clássica, compõe o segundo ato do balé “O Quebra-Nozes”.)